Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Saiba como prevenir doenças cardíacas com alimentação correta

Feijão e lentilha na lista | 11.04.14 - 18:10 Saiba como prevenir doenças cardíacas com alimentação correta (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
A prática regular de atividades físicas é fundamental para prevenir doenças cardíacas e, claro, fortalecer os músculos do coração. Mas, para manter a saúde desse órgão em dia, apenas os exercícios não são suficientes. É preciso rever o cardápio e investir em uma alimentação balanceada.

É o que garante a nutricionista Ana Huggler, que explica que os alimentos industrializados não devem ser incluídos na dieta diária, pois eles são ricos em gorduras trans, que fazem mal ao coração. “O consumo exagerado de produtos que contenham a gordura trans em sua composição eleva o colesterol ruim (LDL) no sangue, aumentando as chances de doenças do coração”, descreve.

Esse processo ocorre pois é depositada a gordura nos vasos sanguíneos que impede a formação de gorduras insaturadas, conhecidas como gorduras boas, no corpo. “As insaturadas são responsáveis pela saúde do coração, do sistema nervoso e também da produção de hormônios. Essa gordura é encontrada em  diversos alimentos como peixes, queijos e leite integral”, elucida ela.

O refrigerante e outras bebidas gasosas são outros itens que precisam ser cortados da alimentação por causa dos níveis elevados açúcares e conservantes químicos. Nem mesmo os que são apontados como diet devem ser consumidos. Isso porque, uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que pessoas que tomam duas ou mais de refrigerante diet por dia têm 50% mais chances de morrer por problemas no coração ou derrame.

“Essas bebidas também possuem quantidades consideráveis de sal, sendo que ele em excesso contribui para a elevação na pressão arterial e aumenta os ricos de ataque cardíaco. Por este motivo, o ideal é evitá-los”, afirma a nutricionista.

É possível prevenir!
Dados da Organização Mundial (OMS) estimam que cerca de 16,6 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência de doenças cardiovasculares como infarto, insuficiência cardíaca, hipertensão e derrame cerebral. Ainda de acordo com a pesquisa, as falhas no músculo respondem por uma em cada três mortes no mundo.

Segundo a especialista, a melhor maneira de prevenir as doenças que atingem o coração é através do consumo de alguns alimentos que ajudam a conservar a saúde do órgão, uma dica são os ricos em ômega 3. “Essa substância auxilia na redução dos níveis de colesterol e, dessa forma, diminui a capacidade de coagulação do sangue, um dos motivos que agravam no infarto”, informa a nutricionista.

Outra dica é investir nos alimentos fibrosos que ajudam a baixar o colesterol, assim como as proteínas. “Grãos como soja, lentilha e até mesmo o feijão são benéficos para a saúde do órgão porque atuam controlando o colesterol e diminuem a absorção de açúcar pelo organismo”, sugere.

Aderir à dieta do genótipo é outra recomendação da nutricionista. Ela é criada através de informações do tipo sanguíneo e medições corporais de cada indivíduo. Com isso, determina-se o tipo de genótipo do paciente que pode ser: explorador, guerreiro, nômade, maestro, caçador ou coletor. “Essa dieta foi desenvolvida pelo naturopata Peter D’Adamo e leva em consideração a genética para estabelecer quais são os alimentos recomendados a cada organismo”, finaliza a Dra. Ana Huggler.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351