Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Começa campanha de vacinação contra gripe em Goiás

Capital conta com 56 postos de atendimento | 13.04.18 - 08:10 Começa campanha de vacinação contra gripe em Goiás (Foto: Juliane Guez/ PMPA)
 
A Redação
 
Goiânia - Começa nesta sexta-feira (13/4) a campanha de vacinação contra gripe em Goiás. O Ministério da Saúde encaminhou ao Estado 650 mil doses, destinadas neste primeiro momento a idosos, trabalhadores da saúde, indígenas e pessoas com doenças cardíacas e respiratórias graves.

A mobilização nacional começa em 10 dias. A vacinação em Goiás foi antecipada devido ao alto índice de casos e mortes por H1N1 registradas nas últimas semanas. Segundo boletim do ministério, oito das 16 mortes ocorridas no país pela doença foram em Goiás. O Estado registrou o 9º óbito após a divulgação do relatório. 

Goiânia
A Prefeitura de Goiânia preparou 56 salas de vacinação contra a gripe. Conforme destacou a gestão municipal, na maior parte dos locais o cidadão vai encontrar tanto as doses contra a Influenza quanto as demais vacinas de rotina do Calendário Nacional de Vacinação. No entanto, há unidades estratégicas que oferecerão somente a vacina que protege da gripe, como o Centro Municipal de Vacinação, no setor Pedro Ludovico, e o Cais de Campinas.
 
Clique aqui e veja endereços/horários de funcionamento dos 56 postos em Goiânia.
 
Clique aqui e veja a lista de salas que oferecem as vacinas de rotina.
 
Centro Municipal de Vacinação
Durante a campanha, de segunda a sexta-feira o Centro Municipal de Vacinação (CMV) oferecerá somente a vacina contra Influenza. Aos finais de semana, a unidade, que é referência em imunização da Prefeitura de Goiânia, disponibilizará as demais vacinas de rotina do Calendário Nacional. Nenhuma sala de Goiânia oferecerá vacinas contra a gripe aos finais de semana. 
 
Já o serviço de Orientação ao Viajante oferecido na unidade estará disponível somente para quem apresentar passagem confirmando o destino e a data da viagem. Durante a campanha contra a gripe, quem precisar se vacinar para atualizar o cartão e emitir o Certificado Internacional de Vacinação deverá procurar uma unidade que oferece as doses de rotina ou o CMV aos finais de semana.  
 
Situações especiais 
Em relação à vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, a SMS continua adotando um cronograma temporário para evitar o desabastecimento da rede até que o fornecimento seja normalizado. A vacina é oferecida em dias e locais pré-definidos. Durante a campanha contra a gripe, o Centro Municipal de Vacinação disponibilizará essa vacina aos sábados e domingos.
 
Já o Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Craspi), no setor Cidade Jardim, oferecerá vacinas contra a gripe somente para a população com idade igual ou superior a 60 anos de idade. O Centro de Referência e Diagnóstico e Terapêutica (CRDT) será referência para vacinação de trabalhadores da saúde e imunizará somente os indivíduos desse público, que devem obrigatoriamente apresentar comprovante de vínculo no serviço público ou privado.

Leia mais:
Confira cronograma completo de vacinação contra H1N1 em Goiás
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351