Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Chega de mitos

“Pedir visto para os EUA é mais fácil do que se imagina”, afirma cônsul

Embaixada estará em Goiânia para tirar dúvidas | 12.09.17 - 11:15 “Pedir visto para os EUA é mais fácil do que se imagina”, afirma cônsul Antônio Agnone (Foto: divulgação) 
Yuri Lopes
 
Goiânia - Entrar com um pedido de obtenção de visto para os Estados Unidos é mais simples do que muitos imaginam. Quem afirma isto é o gerente do departamento contra fraude da Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, Antônio Agnone. Segundo ele, o mais importante na hora de pedir um visto é a conversa, a entrevista, não uma pilha de documentos.
 
Antônio, que falou com o jornal A Redação por telefone, estará em Goiânia entre os dias 13 e 15 de setembro, junto com outros cinco funcionários da Embaixada, para participar do Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências (Cibe Brazil), com o objetivo de levar informações sobre o processo de pedido de visto norte-americano, agendamento, taxas e outros assuntos.
 
“Nossa principal função é explicar para a população que o procedimento para obtenção de visto é simples. Existe uma burocracia, mas não é tão complicado como muitos imaginam”, destaca Antônio.
 
O gerente da Embaixada lembra ainda que nem é necessário pedir ajuda a outras pessoas para o preenchimento do formulário de agendamento do pedido de visto e cita que os formulários possuem versão em Português, para facilitar para os brasileiros.
 
Perguntado sobre quais os principais mitos em relação ao pedido de visto, Antônio contou que a informação mais equivocada é de que é preciso levar muitos documentos para a entrevista. “O mais importante é conversar, explicar os motivos da sua viagem aos Estados Unidos e contar como é sua vida no Brasil”, explica Antônio.
 
Fator Trump
Antônio disse que praticamente nada mudou para os brasileiros após as novas regras exigidas pela Casa Branca em relação à concessão de vistos para os Estados Unidos. “Somente em 2016, os Estados Unidos recebeu mais de 1,7 milhão de brasileiros. O número de pedidos e concessão de visto tem aumentado a cada ano”, justifica.
 
Processo agilizado
Após o preenchimento do pedido de visto, pagamento de taxa e agendamento da entrevista, o gerente da Embaixada recomenda que qualquer dúvida durante o processo seja retirada diretamente com a Embaixada, através de e-mail disponível no site (aqui).
 
Das quatro cidades que possuem escritórios da Embaixada dos Estados Unidos para pedidos de vistos, apenas São Paulo realiza o processo em dois dias. Brasília, Recife e Porto Alegre fazem todos os procedimentos em um único dia. “A embaixada faz questão de participar de eventos para levar informação correta aos brasileiros interessados em ir aos Estados Unidos. Queremos promover o intercâmbio de culturas entre americanos e brasileiros”, finaliza Antônio.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351