Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Gavroche Fukuma
Gavroche Fukuma

Tecnologia / gafukuma@gmail.com

Tecnologia

Quanto pesa sua câmera fotográfica?

Quanto pesa um bom equipamento fotográfico? | 14.07.11 - 16:38

Nesse último final de semana almocei com um grande amigo meu, jornalista e fotógrafo, que após uma temporada em Nova York retornou ao Brasil carregando na bagagem uma fantástica câmera fotográfica DSLR. Para quem não tem ideia do que seja essa tal sigla, DSLR significa Digital Single Lens Reflex, e pra quem continua sem nem imaginar o que isso signifique, em termos bem simples é aquele tipo de câmera que permite a troca de lentes, usada por fotógrafos profissionais.

É claro que dentre as DSLRs existem desde modelos simples, que custam cerca de mil e poucos reais, até as mais avançadas, que podem chegar a R$ 27 mil (corpo apenas, sem as lentes). A câmera desse meu amigo, com lentes e tudo mais, flutua na extremidade mais cara dessa linha, mas o resultado das imagens fala por si só: fotos nítidas, limpas, sem ruídos... lindas.

Já trabalhei profissionalmente no ramo da fotografia. Sei o que é empunhar uma câmera desse calibre, mas já havia me esquecido o quanto elas pesam. Pouco antes de fazermos o pedido do almoço, já na mesa do restaurante, meu amigo puxou o equipamento de dentro da mochila e me permitiu “brincar” um pouco. Fiz algumas fotos do meu filho, que brincava com a mamadeira. Depois fiquei babando na qualidade da foto.

Já tem alguns anos que eu deixei minha câmera profissional encostada num canto do armário. Vários anos, na verdade, já que estamos falando de uma câmera que tirava fotos com filmes 35mm: coisa que meu filho jamais verá em sua vida, a não ser que eu continue guardando a máquina no mesmo lugar onde está, para um dia poder lhe mostrar como é que isso funcionava.

Mas o que eu já havia esquecido é o quanto pesam estes equipamentos profissionais. Por um instante, vendo o resultado de imagem obtido com uma máquina dessas, fiquei empolgado com a possibilidade de voltar a empunhar uma DSLR, mas logo apaguei isso da minha lista imediata de objetos de desejo. Naquele mesmo instante me veio à memória as dores lombares e o incômodo de carregar o equipamento fotográfico por um dia inteiro de caminhada. Pensei em como faria isso, tendo ainda que levar nas costas toda tralha de fraldas e papinhas de bebê.

Queria mesmo ter um equipamento de alto desempenho para registrar os momentos mais legais da infância do meu filho, que hoje tem apenas um ano de idade, mas acho que vou ter de esperar ele crescer um pouco para poder tornar isso uma realidade.

Acabo de fazer uma longa visita ao site da BH de Nova York, onde elaborei uma lista de outras excelentes opções de câmeras compactas. Me decidi a adquirir uma delas nos próximos dias. Minhas preferidas são: Panasonic LX5, Canon G12, Canon S95 e Olympus Pen. Ainda estou analisando coisas como a construção das lentes, luminosidade, tamanho do sensor e portabilidade, mas quem sabe numa próxima coluna eu apresente aqui um review mais aprimorado da câmera escolhida.

Uma coisa é certa: para quem tem um filho pequeno pra carregar no colo, na hora de escolher equipamento fotográfico “menos é mais”.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 24.07.2011 11:08 Olga

    Gostei muito da sua matéria, das informações que nos passa e da forma simples que fala sobre o assunto isto é, sem complicar, sem usar um vocabulário que só os experts entendem. O que vc sugere para uma vovó que curte fotografar, gosta de tirar fotos dos seus netos e tem curso de fotografia mas não tem a intenção de ser uma profissional? Um abraço, Olga.

  • 16.07.2011 13:19 Nicollas

    Iai meu e o produtopia???

  • 16.07.2011 00:46 Alaor

    Uma excelente opção para quem quer sair das compactar é procurar pelas câmeras Mirorless "DSLR". Modelos como Sony NEX ou Samsung NX... Mantendo uma alta qualidade, a falta do espelho reduz bastante o peso e o tamanho.

  • 15.07.2011 11:40 Ivan

    Existem algumas DSLR de entrada (como a Nikon D3100) que têm corpo de plástico e são portanto mais leves. Mas são mais limitadas...

Sobre o Colunista

Gavroche Fukuma
Gavroche Fukuma

Tecnologia / gafukuma@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351