Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Centro de Inserção Social

Justiça interdita presídio de Anápolis

Número de presos está 120% acima do permitido | 12.07.11 - 19:36 Justiça interdita presídio de Anápolis (Foto: Divulgação)

A Redação*

A juíza da 4ª Vara Criminal de Anápolis, Lara Gonzaga de Siqueira, proibiu que o Centro de Inserção Social (CIS) receba detentos homens. Há 370 presos na unidade, um número 120% acima do que o de 168 detentos fixados pela justiça. Na decisão, a juíza alega que o Estado descumpriu o planejamento infraestrutural do presídio. A decisão  deve ser cumprida em 30 dias.

Lara Gonzaga fundamenta sua decisão na Lei de Execução Penal, que dispõe sobre a competência do juiz como agente fiscalizador dos estabelecimentos penais.

Além de não estar de acordo com as condições previstas na referida lei, o CIS tem um quadro defasado de servidores e necessita de reparos em sua estrutura física, considerados urgentes pela juíza.

Em relatório apresentado ao Ministério Público, o coordenador do CIS de Anápolis, Danilo de Carvalho Silva, afirmou que a administração enfrenta dificuldades em relação à separação de presos provisórios dos condenados e admite que a lotação é incompatível com a estrutura física da casa de detenção e sua finalidade. “Desde a sua criação o objetivo é atender presos de todos os regimes, por ser o único espaço destinado na comarca para acolher detentos”, avaliou.

*Com informações do site do TJ Goiás


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351