Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Meio Ambiente

Pesquisa: perícia identifica madeira a partir de carvão

Projeto contribui para perícia de carvoarias | 08.07.11 - 10:30

 

Raisa Ramos
 
Meio ambiente foi tema de pesquisa científica desenvolvida por peritos da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Goiás (SPTC). Por meio do projeto, intitulado Identificação de Espécies de Madeira a partir do Carvão Vegetal, os peritos desenvolveram a capacidade de descobrir a espécie de madeira carbonizada, contribuindo, portanto, para as ações de fiscalização em carvoarias.
 
Entre 2008 e 2010, os pesquisadores analisaram as mudanças sofridas pela madeira de algumas espécies do Cerrado quando carbonizadas. O método adotado foi o convencional usado em carvoarias de Goiás. As mudanças anatômicas observadas não impedem a identificação de qual espécie de madeira deu origem ao carvão. O trabalho ainda serviu de embrião para a implementação de um banco de padrões de carvão para o SPTC e Ibama. Além disso, foi possível a produção de chave eletrônica de identificação do objeto de pesquisa.
 
O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e vinculado à Rede Goiana de Pesquisa Técnico-Científica aplicada às Ciências Forenses e Ambientais, tendo como gestor a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Além de servidores da SPTC, funcionários do Laboratório de Produtos Florestais do Ibama e da Universidade Federal de Goiás (UFG) também participaram da pesquisa.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 09.07.2011 13:05 MARISE DE ANDRADE

    A PERICIA AMBIENTAL DE GOIÂNIA TEM UMA DAS MAIS EFICIENTES EQUIPES DO BRASIL...PARABÉNS!!!!!!!!!!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351