Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Ministro inaugura PSF em Senador Canedo

Pedra fundamental da UPA 24h será lançada hoje | 08.07.11 - 10:28

 

A Redação
 
Além da agenda em Goiânia, O Ministro sa Saude, Alexandre Padilha inaugura obras também em Senador Canedo. A partir das 11h15 será inaugurada a maior unidade do Programa Saúde da Família (PSF) da cidade e lançada a pedra fundamental da Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24 horas. 
 
O PSF da Vila São Sebastião foi projetado para atender a população do setor, que é um dos que mais crescem no município. O prédio terá 645 m² de área construída, paga com recursos do tesouro municipal. A obra custou R$ 1 milhão. No entanto, o pagamento dos profissionais fica por conta do governo federal.
 
“Será o primeiro PSF da cidade planejado para abrigar três equipes de profissionais, ou seja, 45 pessoas, entre médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de consultório dentário, agentes comunitários de saúde e outros”, conta o prefeito Túlio sérvio (PSB). O novo PSF terá condições de atender até 12 mil pessoas. Hoje, a unidade que serve a região realiza cerca de oito mil atendimentos.  
 
UPA 24 horas
A UPA 24 horas fará o atendimento pré-hospitalar de urgências e emergências. A edificação terá área de sete mil metros quadrados. A unidade vai atender além de Senador Canedo, toda a Região Metropolitana de Goiânia. 
 
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência, o SAMU, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
 
O prefeito Túlio Sérvio diz que a estrutura vai além da responsabilidade específica de representar um espaço que tem o propósito de responder a situações de urgência e emergência. Ela foi projetada pensando no fluxo de pacientes e na qualidade e eficiência no atendimento, garantindo também conforto e dignidade.
 
Maternidade
O prefeito vai levar o Ministro Padilha até a Maternidade Municipal Aristina Cândida. A intenção é apresentar a estrutura na expectativa de que o Ministro dê o aval para a instalação de uma UTI neonatal na unidade, que deve ser custeada com recursos federais. “O projeto já está no Ministério, apenas aguardando a aprovação do ministro”, assegura a secretária de saúde do município, Gercilene Ferreira.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351