Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

A 85 é uma simples questão de prioridade

A 85 é uma simples questão de prioridade | 26.07.11 - 11:07

Existem umas coisas que vivemos em Goiânia que são simplesmente inacreditáveis. De tão dantescas, parece que são criações das mentes mais absurdas ou fantásticas que já passaram por esse planeta. Mas não. São só frutos do descompromisso com a coletividade que percebemos em Goiânia. Dá vergonha de ser goianiense com situações onde qualquer um consegue ver a solução mas sabe-se lá por quais razões não são resolvidas.

Por exemplo, não tem como não ficar com a cara rubra de vergonha quando passamos pela Avenida 85, entre a T-9 e a T-10. Para supostamente (repito, supostamente) beneficiar uma dúzia de comerciantes, toda a comunidade sofre. Um eixo primordial na ligação das regiões norte e central à sul da cidade é estrangulado por conta da pressão exercida por quem ali tem seu estabelecimento e não quer a proibição do estacionamento naquele trecho. Dizem que vão perder clientes se não for mais permitido parar o carro ali. Ahãm, Cláudia, senta lá... A perspectiva desse pessoal, além tacanha e retrógrada, é falsa. Essa justificativa definitivamente não convence. Você já foi comprar alguma coisa naquela região da 85? Pois é, e você por um acaso conseguiu vaga? É claro que não! Todos os espaços são ocupados por quem chega cedinho e sai só no final da tarde. Ou seja, os proprietários e seus respectivos funcionários.

Não dá mais para privilegiarmos uma pequena minoria de comerciantes em detrimento de uma imensa coletividade que depende do transporte coletivo (principal prejudicado nesse caso) e os milhares de condutores que passam por ali diariamente. Qualquer conta simples de relação custo benefício mostra a insanidade de manter essa permissão na 85. E não precisa ser dos mais inteligentes para chegar a essa conclusão.

Goiânia precisa avançar. Acredito que a pressão do atraso é mais forte em nossa cidade do que em cidades semelhantes do restante do País. Me angustia ver que decisões elementares para o restante do mundo não são tomadas aqui pelo medo dos governantes em peitar o atraso. Não sou ingênuo. Sei que o atraso financia campanhas. Sei que o atraso é bem relacionado. Sei que o atraso tem voz na mídia. Mas até quando vamos deixar que estupros de planejamento urbano aconteçam rotineiramente para beneficiar poucos gatos pingados?

E olha que eu falei de uma coisa óbvia, que é o simples estacionamento na 85. Se fôssemos partir para uma discussão realmente profunda sobre planejamento urbano, veríamos o quão forte é o atraso em nossa cidade. Ciclovias, restrições ao transporte individual, faixas exclusivas para ônibus... Enfim, tudo isso parece discussão futurista em uma Goiânia que não consegue resolver uma questão tão primária como é a proibição do estacionamento na 85. Triste, Goiânia, triste...


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 27.07.2011 09:37 Flávia Cristina

    Caro Pablo, bem colocado seu texto, temos que cobrar do poder público uma solução imediata do problema do trânsito em goiânia que se arrasta há décadas,nossa voz tem que ser mais alta que a desses políticos e de quem tem "money".Basta o brasileiro descobrir que tem direitos e c a persistencia consegue, que logo chegaremos lá,. A esperança tem que prevalecer e temos que fazer nossa parte, vc fez a sua. Um abç.

  • 26.07.2011 21:37 Ana Carolina Castro

    muito bem empregado o termo "estupros de planejamento urbano".

  • 26.07.2011 15:00 bia.tahan@gmail.com

    Pablo, obrigada pelo texto. De fato, por egoísmo de poucos, toda população paga. ótimo texto. abcos

  • 26.07.2011 12:56 Rodrigo

    bem lembrado... e pra galera que anda de Busão tem uma coisa óbvia que não tem em Goiânia... uma linha de ônibus que ligue o terminal Bandeiras ao Terminal Izidória, não existe ônibus que saia do Bandeiras e vá ao menos a T-63, esse é só mais um dos exemplos, de como a cidade sofre por mal planejamento e execução de melhorias no fluxo de pessoas...

  • 26.07.2011 12:41 Thalita

    Concordo plenamente e não vemos isso apenas na 85, existe também na t63 e em várias regiões de Goiânia, mas o descaso com o cidadão é tanto que os politicos de meia tigela não estão preocupados. E se estivesse também, não estão nem ai, porque? porque quando começar as eleições os cidadões vão cair na lábia dos "politiquinhos" novamente, e tudo começa igualzinho. Os cidadões se acomodou em calar ou talvez gritamos de mais e no final desistimos, pois, nunca resolve nada ou só melhora um pouco, queria colocar o Prefeito e o governador para andar no ônibus que sai da praça da Biblia com destino ao terminal garavelo (020 ) 07:00h ou às 18:00h, assim talvez eles pudesse vivenciar o que todos os dias os trabalhadores goianienses sofrem. fico indignada com a situação que esse governo mediócre nos empõe, por isso sou a favor plenamente das manifestações, das greves e de todas as maneiras de mostrar o descaso com nós (Cidadões).

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351