A Redação
A venda da folha de pagamento do Estado acontecerá na quarta-feira (27/7), por meio de pregão presencial. A instituição financeira ganhadora será aquela que apresentar maior lance. O lance mínimo definido no edital foi de R$ 505 mi.
O banco será responsável pelo pagamento da folha de salário dos servidores ativos, inativos e pensionistas do governo estadual. A instituição ficará responsável ainda pelo pagamento a fornecedores do Estado, atendimento dos Serviços Integrados ao Cidadão, Vapt Vupt, pagamento aos beneficiários de programas sociais e dos presidiários, a centralização da arrecadação das receitas estaduais do Executivo, receitas do Detran, Ipasgo e Goiasprev.
No dia 14 de junho, a Sefaz realizou audiência pública para preparar a licitação. Representantes de cinco bancos estiveram presentes: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander. Eles fizeram sugestões para aperfeiçoar a escolha e muitas delas foram acolhidas.
O secretário da Fazenda, Simão Cirineu Dias, explicou que o valor arrematado pelo pregão não ficará integralmente com o Tesouro Estadual. Cerca de R$ 200 milhões serão pagos ao Itaú, por ser detentor de contrato da folha que só termina em 2013.
A Secretaria não informou quanto o Estado deve economizar com a mudança do gestor do dinheiro público.