Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Copa América

Uruguai torna-se o maior das Américas

Forlán desencanta e Celeste quebra jejum | 24.07.11 - 15:53 Uruguai torna-se o maior das Américas Suarez, camisa 9 do Uruguai, abre o placar e comemora durante partida contra o Paraguai (Foto: Natacha Pisarenko/Associated Press/AE)

A Redação

Depois da impressionante 3ª colocação na Copa do Mundo na África do Sul, a atual geração uruguaia, comandada por Forlán, Suarez e Lugano volta a alegar a torcida celeste. Com um gol de Suarez e dois de Forlán, que desencantou na competição, o Uruguai bateu o Paraguai por 3 a 0 e obteve o 15º título no torneio, superando os 14 títulos da Argentina.

Agora, o Uruguai é o maior vencedor da Copa América. O Brasil, eliminado nas quartas-de-final pelo Paraguai, permaneceu com 8 títulos, e esteve na decisão representado apenas pelo árbitro Sálvio Spínola.

Com a bola rolando no Monumental de Nuñes, depois de sonoras vaias ao presidente da Fifa Josef Blatter, que compareceu em campo, o Uruguai deu início o massacre. Pressinou desde o primeiro minuto de jogo. Logo aos 1min30. em cobrança de escanteio, Lugano cabeçeou à queima roupa, e o goleiro e grande destaque Paraguaio, Justo Villar, operou o primeiro milagre, salvando sobre a linha.

Mas, diferente do que aconteceu com o Brasil, não demorou até que a rede fosse balançada. Aos 11 minutos, o camisa 9 Suarez recebeu pela direita e chutou no canto direito de Villar - 1 a 0. Foi o quarto gol do centroavante na competição, que ainda sonhava com a artilharia - que ficou com o peruano Guerrero, com 5 gols.

Aos 41 minutos, foi a vez de Forlán mostrar por quê foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo. Ele recebeu passe de Ortigoza, que roubou a bola, e fuzilou de esquerda, deslocando o goleiro - 2 a 0. Foi o primeiro gol de Forlán nesta Copa América. O atacante também desencantou no segundo-fempo, depois de mais 45 minutos dominados pela Celeste.

Aos 44 minutos, Diego Forlán invadiu a área depois de passe de Suarez e completou para as redes, na saída de Villar. Bem antes do gol definitivo, a torcida celeste já entoava cântivos no Monumental de Nuñes.O triunfo encerrou 16 anos sem conquistas do futebol do país.

No sábado, na disputa do 3º lugar, O Peru goleou a Venezuela perdeu por 4 a 1.

A próxima edição da Copa América, em 2015, será no Brasil, sendo Goiânia uma das sedes dos jogos.

FICHA TÉCNICA

Uruguai 3 x 0 Paraguai

Gols:
Uruguai: Luis Suárez, aos 11min, e Diego Forlán, aos 41min do primeiro tempo, e Diego Forlán, aos 44min do segundo tempo

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Coates e Cáceres (Godín); Álvaro González, Diego Pérez (Eguren), Arevalo Rios e Alvaro Pereira (Cavani); Diego Forlán e Luis Suárez
Treinador: Oscar Tabarez

PARAGUAI: Villar; Veron, Paulo da Silva, Marecos e Piris; Vera (Hernán Pérez), Ortigoza, Victor Cáceres (Estigarribia) e Riveros; Zeballos (Barrios) e Haedo Valdez
Treinador: Gerardo Martino

Cartões Amarelos
Uruguai: Maxi Pereira, Cáceres, Diego Pérez e Coates
Paraguai: Victor Cáceres e Vera

Local
Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina)

Árbitro
Sálvio Spínola (Brasil)

Gols:
Uruguai: Luis Suárez, aos 11min, e Diego Forlán, aos 41min do primeiro tempo, e Diego Forlán, aos 44min do segundo tempo


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351