Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Medalha Mário de Andrade

"Poucas vezes uma homenagem me marcou tanto quanto essa", diz Marconi

Iphan entregou honraria ao governador | 14.12.17 - 07:55 "Poucas vezes uma homenagem me marcou tanto quanto essa", diz Marconi (Foto: GovGO)
A Redação
 
Goiânia - O governador Marconi Perillo recebeu, na noite de quarta-feira (13/12) no Palácio das Esmeraldas, a Medalha Mário de Andrade, homenagem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregue a pessoas e entidades que colaboraram com a trajetória de 80 anos da instituição, completados neste ano. "Poucas vezes uma homenagem me marcou tanto quanto essa", agradeceu o governador, único do País condecorado com a honraria.
 
Outros seis goianos foram homenageados entre outras 200 pessoas e instituições brasileiras. Na solenidade, o governador também assinou um termo de compromisso com o Ministério da Cultura, o Iphan e a Prefeitura da Cidade de Goiás, no valor de R$ 597 mil, para a restauração do Mercado Municipal da Cidade de Goiás. 
 
“Se consideramos apenas o que a Secretaria realiza na área de cultura, Goiás é o terceiro no País em termos absolutos de investimentos na cultura. Mas, se consideramos que investimos também no turismo voltado à cultura, não tenho dúvida de que somos o segundo Estado que mais investe em cultura no país em termos absolutos e o Estado que mais investe em termos relativos”, afirmou o governador. 
 
A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, disse que Marconi foi o responsável pelas maiores obras já realizadas na cultura em Goiás. Ela citou diversos projetos do governo do Estado, entres eles, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), o Canto da Primavera, a Construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer e uma “verdadeira revolução no circuito art déco.”
 
“Marconi possibilitou, ao longo de suas quatro administrações, a elevação da alta estima do goiano no setor cultural. Esta é a maior obra que um gestor pode fazer pelo seu povo. Ele nos ajuda, desde 1999, a olhar para toda a riqueza que temos nas artes, na arquitetura, leitura, música, artes plásticas, poesia, procissões e festividades”, declarou. 
 
A comenda Mário de Andrade foi criada especialmente para homenagear pessoas que contribuíram com os trabalhos do Iphan ao longo da trajetória de 80 anos. Ao todo, 200, entre pessoas e instituições.  Prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos disse que o governador Marconi Perillo é o mais merecedor da homenagem por ter levado benefícios a todos os municípios de Goiás, sem distinção. “O governador sempre manteve um carinho especial pela cultura”, declarou. 
 
Superintende-executivo de Cultura da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), José Eduardo Morais disse que a homenagem do Iphan ao governador Marconi Perillo é mais do que merecida. “Porque desde 1999, o apoio ao patrimônio histórico tem sido intenso e cada vez mais consistente e crescente”, afirmou. 
 
O reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado, afirmou que o governador sempre se destacou com sua atuação à frente do Patrimônio Histórico de Goiás. “O seu compromisso com o patrimônio histórico de Goiás foi e é muito significativo. Eu pude testemunhar o tanto que se fez de restauração de obras históricas e incentivo à cultura”, disse Wolmir.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351