Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Missão comercial

Marconi e diretor geral da ANTT buscam parceria para ferrovias em Goiás

Parecer técnico será apresentado em 60 dias | 23.10.17 - 16:28 Marconi e diretor geral da ANTT buscam parceria para ferrovias em Goiás (Foto: João Unes / A Redação )
João Unes
 
Madri - O governador de Goiás, Marconi Perillo, e o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Jorge Bastos, apresentaram dois projetos de ferrovias no Brasil a empresário espanhóis, na tarde desta segunda-feira (23/10).
 
A operação da Ferrovia Norte Sul e o projeto de construção e operação do trem entre Brasília e Goiânia foram apresentados ao presidente e à diretoria da Rede Nacional de Estradas de Ferro (Renfe), empresa estatal Espanhola que opera o sistema férreo no País.
 
“Os dois projetos são muitos interessantes e vamos estudá-los para verificar como podemos participar, em 60 dias teremos um parecer técnico”, disse o presidente da Renfe, Juan Alfaro Grande. “Estamos muito felizes em fazer parte destes projetos.”
 
Além de Marconi e Bastos, dois técnicos brasileiros da ANTT fizeram uma apresentação detalhada sobre as ferrovias. O superintendente de Infraestrutura ferroviária, Alexandre Porto, apresentou a Norte-Sul, enquanto Marcos Murasaki detalhou o projeto do trem de alta velocidade entre Goiânia e Brasília, que percorreria o trajeto em 70 minutos.
 
“O projeto se mostra bastante viável, especialmente porque há cerca de 7,5 milhões de pessoas no eixo da ferrovia, o que mostra que há grande demanda”, afirmou Alberto Garcia Alvarez, diretor geral de Desenvolvimento e Estratégia da Renfe. “Vamos analisar com muito carinho, apresentar propostas e buscar investidores para viabilizar o projeto.
 
O diretor da ANTT disse que foi um dia proveitoso e está otimista quanto à participação Espanhola no projeto do trem Goiânia -Brasília: “É um projeto do governador Marconi Perillo e estamos trabalhando juntos para viabilizá-lo”, afirmou.
 
Ministério 
No início da noite desta segunda-feira (23) o governador Marconi Perillo e o diretor geral da ANTT, Jorge Bastos, foram recebidos no Ministério do Fomento e Desenvolvimento Industrial da Espanha. Eles apresentaram ao ministro Julio Gomez Pomar os projetos de operação da Ferrovia Norte-Sul.
 
O ministro elogiou o trabalho conjunto dos governos estadual e federal e disse que vai estudar com seus técnicos sobre eventual participação do governo da Espanha no leilão de operação da Norte-Sul e na licitação para construção e operação da Ferrovia entre Goiânia e Brasília.

Em vídeo, o governador falou sobre a intensa agenda no terceiro dia de missão comercial. Confira: 

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351