Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Comércio Exterior

Embaixador de Belarus discute futuras parcerias com Goiás

Encontro ocorreu a convite do governo estadual | 19.10.17 - 09:55 Embaixador de Belarus discute futuras parcerias com Goiás (Foto: Leopoldo Fernandes)
 
A Redação
 
Goiânia - O embaixador da República de Belarus no Brasil, Aleksandr Tserkovsky, participou na quarta-feira (18/10) de uma reunião para discutir as futuras parcerias comerciais entre Goiás e Belarus. O encontro ocorreu no gabinete do secretário de Desenvolvimento Econômico (SED) Francisco Pontes, representado na ocasião pelo superintendente executivo de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros.
 
Para aprofundar nos programas desenvolvidos pelo governo de Goiás, Luiz Medeiros apresentou balanços e índices econômico-sociais que demonstraram ao embaixador como o Estado se destaca diante das demais unidades da Federação. Em seguida, um vídeo institucional contribuiu para que a comitiva de Belarus compreendesse as vantagens competitivas de Goiás.
 
“A visita do embaixador de Belarus segue um relacionamento de longos anos com o país em que várias frentes de cooperação foram estimuladas por nós. Fomos o primeiro estado brasileiro a dialogar com Belarus, logo após sua declaração de independência, em 1991. Agora, marcamos um passo decisivo para que novos objetivos sejam alcançados na prática. Queremos destacar parcerias que contribuam com o processo de industrialização que a SED e o governo desenvolvem para o Estado”, ressaltou Luiz Medeiros.
 
O embaixador ouviu as explicações dos representantes de superintendências da SED e como essas unidades podem contribuir com acordos bilaterais em mineração, agroindústria, ciência e tecnologia e até mesmo com as políticas públicas de atração de empresas.

“Estou muito contente de ver o que foi apresentado. Percebi que temos muitas coisas semelhantes com Goiás. Marcamos essa reunião para discutir os rumos da cooperação entre a República de Belarus e o Estado de Goiás. Poderemos desenvolver projetos concretos em diferentes esferas como na economia, no turismo e na educação, onde queremos facilitar o intercâmbio de estudantes e professores”, apontou Tserkovsky.
 
Segundo o diplomata bielorrusso, o principal volume comercial com Goiás está ligado às exportações de fertilizantes. Ele também informou que empresas de Belarus detêm 10% da produção mundial de tratores (onde poderão estreitar novos laços com Goiás), além de serem responsáveis pela fabricação dos maiores caminhões do mundo, capazes de suportarem até 450 toneladas.
 
Ao fim das apresentações, o embaixador anunciou a visita do vice-primeiro-ministro da República de Belarus ao Brasil e terá Goiás como um dos três destinos incluídos em seu roteiro. Os representantes da SED concluíram o encontro confirmando estarem prontos para receberem a nova comitiva bielorrussa.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351