Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

17 e 18 de agosto

Seminário Internacional debate avanço da Educação Infantil em Goiás

Evento é promovido pela Seduce | 16.08.17 - 10:35
 
A Redação
 
Goiânia - A capital goiana recebe, nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/8), o “I Seminário Internacional sobre Educação Infantil: Caminhos e Conhecimentos para o Desenvolvimento da Primeira Infância”. O evento vai reunir, no auditório do Hotel San Marino, em Goiânia, representantes de dezenas de municípios goianos e importantes especialistas da Educação para um ciclo de palestras sobre o assunto.
 
O evento é promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Ministério da Educação. O público-alvo são secretários de Educação dos municípios que participam do desafio de promover o Acesso à Educação Infantil, uma iniciativa da Seduce dentro do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI). O convite foi enviado aos representantes de 52 municípios com o maior déficit de vagas em Goiás e de outros 39 que sequer possuem creches.
 
O seminário vai oferecer sete conferências, ministradas por profissionais nacionais e internacionais. Entre os temas abordados estão: Gestão da Educação Infantil (por Ricardo Paes, do Instituto Ayrton Senna); Políticas Públicas para Educação Infantil (por Carolina Micheli, do MEC); e Saúde da Criança (Mary Eming Young, da Universidade de Harvard). Também terá um momento para compartilhamento de experiências, com a participação de representantes da Secretaria de Educação do Ceará e da Secretaria de Educação de Petrolina (PE).
 
Dentro da programação do seminário também está o lançamento do livro “A Educação Infantil em diferentes contextos”, assinado pelas servidoras Vânia Honorato (Seduce) e Vânia Bareicha (Segplan). Elas fazem parte da equipe responsável pelo GMCI. O livro traz um diagnóstico da Educação Infantil em Goiás, levantamento realizado por meio do programa.
 
Sobre o GMCI Educação
O Goiás Mais Competitivo e Inovador – Educação vem sendo desenvolvido desde 2016. A meta é ampliar o percentual de atendimento de crianças em seus primeiros anos de vida. Atualmente o déficit local é de quase 315 mil vagas em creches e 64,8 mil em pré-escolas. Os índices colocam o Estado na 22ª posição nacional no que diz respeito a crianças com até 3 anos frequentando creches, e na 19ª para crianças entre 4 e 5 anos na pré-escola.
 
O trabalho ocorre em regime de colaboração entre Estado e municípios. No primeiro momento, a equipe do GMCI mapeou cidades goianas com maiores déficits, construiu diagnósticos e definiu estratégias de atuação. Uma delas é a proposta de parceria para construção de creches nos 39 municípios que não possuem.
 
O livro “A Educação Infantil em diferentes contextos” descreve a iniciativa inovadora do Governo de Goiás de priorizar esse nível de ensino, que é de responsabilidade dos municípios. Também apresenta os dados levantados durante o período em que foram realizados os levantamentos e as perspectivas de melhora do atual cenário.
 
Programação
A abertura oficial será às 13h30 do dia 17 de agosto, com a presença da secretária Raquel Teixeira; do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; do representante residente do Pnud e coordenador residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic; e do Secretário de Gestão e Planejamento do estado de Goiás, Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita. Clique aqui e confira a programação completa.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351