Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

"Contrarquitetura"

Exposição de Juliano Moraes marca reabertura do MAC

Mostra fica em cartaz de 29/8 a 20/10 | 15.08.17 - 11:22 Exposição de Juliano Moraes marca reabertura do MAC Juliano Moraes: artista plástico faz sua segunda individual (Foto: Juliana Franco) 
A Redação
 
Goiânia – A exposição “Contrarquitetura”, do artista plástico goiano Juliano Moraes, será a responsável pela reabertura do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás) no dia 29 de agosto, às 20 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).
 
A visitação do público é de 30 de agosto até 20 de outubro, sempre com entrada gratuita.  


Peças da exposição "Contrarquitetura" no estúdio do artista (Foto: Paulo Resende)
 
A mostra, que segue até 20 de outubro com entrada franca, é composta por cerca de 80 obras, entre esculturas, desenhos e instalações.
 
O evento de abertura para convidados já tem confirmados os críticos Maria Tereza Lemos e Fernando Oliva, que assinam textos do catálogo da mostra, ao lado do curador do MAC Goiás, Gilmar Camilo. Maria Tereza é doutora em Letras e professora do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). Oliva, curador-adjunto do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).
 
“Contrarquitetura” é a segunda individual de Juliano Moraes. A primeira, "Ne-Uter" (2001), também foi sediada pelo MAC|Goiás. As obras que compõem o projeto atual foram elaboradas nos últimos dois anos, algumas delas exclusivamente para a exposição, que tem o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.
 
A produção da mostra está sob a responsabilidade de Guilherme Wohlgemuth. A ação educativa tem a coordenação de Cayo Honorato e o design gráfico está a cargo de Maurício Mota.
 
Sobre o artista
Juliano Moraes nasceu em Goiânia e tem 45 anos. Começou sua carreira aos 14. Aos 18, foi premiado na 2ª Bienal de Goiás. Desde então, teve seu trabalho exposto em importantes salões, museus e galerias de Goiânia, Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e Rio de Janeiro. É professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG).
 
Segundo o site oficial do artista plástico (www.julianomoraes.com), seu trabalho é marcado pela investigação do informe e pelas zonas fronteiriças de linguagem. “Juliano é um dos artistas mais atuantes e originais a produzir arte contemporânea no Estado”, define o curador do MAC|Goiás, Gilmar Camilo. Coordenadora da instituição, Márcia Pires diz que, ao sediar a exposição, o MAC|Goiás “reafirma sua missão de trazer grandes mostras e mapear a produção contemporânea brasileira”.
 
Visitação
A partir de 30 de agosto (quarta-feira), o MAC|Goiás abre a exposição “Contrarquitetura” para visitação pública. Os horários são das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 11 às 17 horas, aos sábados, domingos e feriados. O Museu dispõe de uma equipe de monitores especialmente preparada para receber o público.
 
Para grupos de alunos e professores, o Núcleo de Ação Educativa e a Curadoria oferecem ainda uma série de atividades de sensibilização e contato com a obra do artista. Já é possível agendar visitas pelo telefone (62) 3201-4923 ou pelo e-mail acaoeducativa.mac@gmail.com.
 
Reforma
O Museu de Arte Contemporânea de Goiás foi o primeiro espaço a sofrer intervenções no processo de reforma do Centro Cultural Oscar Niemeyer: piso e sistema de iluminação foram readequados, assim como os itens de segurança – agora atualizados às novas normas de combate a incêndios. A reforma do CCON está sob a coordenação da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).
 
Serviço:
Exposição “Contrarquitetura”, de Juliano Moraes
Abertura: 29 de agosto de 2017, às 20 horas
Visitação pública: 30 de agosto a 20 de outubro de 2017 (das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 11 às 17 horas, aos sábados, domingos e feriados)
Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás/Centro Cultural Oscar Niemeyer (Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 4.490, Quadra Gleba, Lote 1, Setor Fazenda Gameleira – Goiânia, Goiás)
Entrada gratuita
Mais informações e agendamento de grupos: (62) 3201-4923.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351