Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Evento da ANTT em Goiânia

Fieg cobra início imediato das operações da Ferrovia Norte-Sul

Setor produtivo goiano será beneficiado | 20.07.17 - 16:35 Fieg cobra início imediato das operações da Ferrovia Norte-Sul (Foto: Rafaela Bernardes / A Redação)

Rafaela Bernardes

Goiânia -
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) participou, na tarde desta quinta-feira (20/7), de audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que discutiu a subconcessão da Ferrovia Norte-Sul, no trecho compreendido entre Porto Nacional (TO) a Estrela D'Oeste (SP). Encontro foi realizado em Goiânia.
 
Para o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Fieg, Célio Eustáquio de Moura, a concessão para a iniciativa privada do trecho da ferrovia deve gerar benefícios para o setor produtivo goiano. 
 
"Temos muito interesse na operacionalização da Ferrovia Norte-Sul para que o setor produtivo goiano possa fazer uso desse modal que torna o transporte de produtos mais eficiente e barato. Assim, Goiás vai concorrer de forma mais favorável com os Estados que possuem ferrovia e hidrovia como meios para o transporte de produtos ", disse ao jornal A Redação
 
Eustáquio ressaltou que defende a operacionalização da ferrovia "o mais rápido possível". Atualmente o trecho entre Porto Nacional (TO) a Estrela D'Oeste (SP) não está concluído e nunca foi utilizado. 
 
O trecho da Ferrovia Norte-Sul que vai ser concedido à iniciativa privada possui 1.537 quilômetros de extensão. O processo de subconcessão será realizado por meio de licitação, na modalidade leilão. Segundo o superintendente de ferrovias da ANTT, Alexandre Porto, até o final do ano a Agência deve publicar o edital para a realização do leilão.
 
"Estamos realizando as audiências para discutir junto à sociedade os aspectos técnicos e jurídicos da subconcessão da ferrovia. Goiânia está sendo a primeira cidade a receber a audiência pública", explicou. 
 
Outras audiências públicas serão realizadas nas cidades de Palmas (TO), Uberlândia (MG), São Paulo (SP) e Brasília (DF). 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351