Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Meritocracia

Marconi: "Objetivo é garantir cada vez mais o mérito nas ações de governo"

Governador se reuniu com gerentes do governo | 26.06.17 - 15:10 Marconi: "Objetivo é garantir cada vez mais o mérito nas ações de governo" (Foto: Governo de Goiás)A Redação

Goiânia -
 Em palestra aos  participantes do Curso de Formação de Líderes, formado por gerentes da estrutura do Governo de Goiás escolhidos pelo critério da meritocracia, o governador Marconi Perillo destacou, nesta segunda-feira (26/6), a necessidade da inovação na gestão. “Transformar é a chave da sobrevivência. É preciso inovar sempre”, disse. 
 
Na fala aos gerentes de área, Marconi lembrou que as primeiras referências em Goiás da adoção do planejamento estratégico ocorreram no governo de Mauro Borges Teixeira (1961 a 1964), com o histórico Plano MB, referência para o Brasil, responsável por criar uma ampla estrutura administrativa para o Estado, com a criação de secretarias, fundações, autarquias e empresas públicas. Segundo Marconi, também há registros de ações planejadas nos governos de Irapuan Costa Júnior e Ary Valadão.
 
Ele assinalou que, quando foi eleito para o primeiro mandato de governador, em 1999, foram iniciadas a primeiras ações de planejamento estratégico que culminaram na elaboração do primeiro Plano Plurianual de Desenvolvimento, hoje na 5ª edição. Listou como avanços as eleições diretas para diretores das escolas estaduais, informatização do sistema de matrícula e a criação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), cujo regulamento foi concebido a partir de uma estatuinte, que previu a eleição direta para os cargos de reitor e diretores de unidade.
 
Em 2004, contou o governador, já no segundo mandato, foi estruturada a escolha de gerentes pelo critério da meritocracia, iniciativa ampliada nos dias atuais. “Muitos governos se sucumbem por falta de mérito, de conteúdo”, asseverou. Segundo Marconi, o governo que comanda não quer avançar apenas na economia, nos indicadores de crescimento, mas principalmente na gestão. “Nosso objetivo é garantir cada vez mais o mérito nas ações de governo”, frisou.
 
Ele explicou ainda que os programas Goiás Competitivo e Inova Goiás foram unificados, surgindo da fusão do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador. Dessa ação, argumentou, surgiram avanços significativos, focados na ideia de governança digital – Sala de Situação, Conecta SUS Zilda Arns, Aliança Municipal para o Crescimento e Centro de Inteligência, Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública, Instituto Mauro Borges, Escola de Governo, entre outros.
 
Disse também que estão em curso, por meio de a Secretaria de Gestão e Planejamento, ações para acabar de vez com o uso de papel nas repartições públicas, cujos documentos serão todos digitalizados. “Isso acaba até o final deste ano”, reforçou o secretário Joaquim Mesquita.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351