Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Assuntos globais

Chefe da ONU diz que outras forças podem substituir o vazio deixado pelos EUA

Pauta climática foi a mais atingida | 21.06.17 - 08:15 Chefe da ONU diz que outras forças podem substituir o vazio deixado pelos EUA (Foto: divulgação)
São Paulo - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse na última terça-feira (20/6) que a falta de engajamento dos Estados Unidos nos assuntos globais - como a mudança climática, direitos humanos e manutenção da paz - abriria o caminho para que outras forças internacionais ou regionais preencham o vazio.

Em sua primeira coletiva de imprensa como secretário-geral, Guterres tratou da mudança no relacionamento entre EUA e ONU, dos conflitos e da fome na África e no Oriente Médio e da crise global de refugiados sem precedentes. "Se os EUA se desvincularem de vários aspectos da política internacional e muitos das relações internacionais, será inevitável que outros atores ocupem o espaço", disse Guterres.

Ele acrescentou que isso não seria bom nem para os americanos nem para o mundo. Guterres deixou claro que suas visões divergem das dos EUA em várias questões, incluindo a decisão de deixar o Acordo de Paris, cortes orçamentários para programas da ONU, e o recente aumento das tensões entre os EUA e a Rússia no espaço aéreo sírio. O secretário-geral afirmou que os cortes propostos no Orçamento dos EUA criariam "um problema irresolúvel para a administração da ONU".

Ele também pediu para Washington aumentasse seu apoio aos campos para refugiados, mas o plano orçamentário de Trump pede por um corte de 25% nos fundos destinados ao reassentamento de refugiados. Guterres assumiu o posto em janeiro, junto com o início do governo Trump. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351