Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Campanha Salve uma Criança

Prefeitura de Goiânia arrecada itens de segurança para bebês e crianças

Coleta segue até o dia 13 de junho | 26.05.17 - 23:18 Prefeitura de Goiânia arrecada itens de segurança para bebês e crianças (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) e as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, por meio do Programa Vida no Trânsito (PVT), promovem a Campanha Salve uma Criança. A campanha faz parte das ações do 'Maio Amarelo: Atenção pela vida' e tem o intuito de diminuir as mortes e minimizar as consequências dos acidentes de trânsito envolvendo crianças. Essa ação vai arrecadar cadeirinhas, bebê conforto e assento de elevação. A coleta dos equipamentos vai até o dia 13 de junho, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. 
 
O PVT pretende intensificar as ações voltadas para a redução das lesões e mortes de crianças e conscientizar pais e responsáveis sobre a “Lei da Cadeirinha”, além de fazer a campanha para arrecadação dos aparelhos de retenção de crianças para que sejam doados às pessoas que não tem condições de comprar. O uso desses equipamentos de proteção no transporte de crianças em veículos é uma determinação estabelecida pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) nº 277/2008. Essa legislação, conhecida como a “Lei da Cadeirinha”, determina que:
 
- crianças com até um ano de idade devem utilizar, obrigatoriamente, o bebê conforto;
- crianças de um ano e inferior ou igual a quatro anos devem utilizar a cadeirinha;
- para crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos está determinado o uso do assento de elevação;
- crianças com idade superior a sete anos e inferior ou igual a dez anos deverão utilizar o cinto de segurança do veículo.
 
A doação de bebê conforto será feita para as gestantes que realizam o pré natal na Maternidade Nascer Cidadão e que necessitam deste equipamento. Os demais dispositivos serão doados para a comunidade local, na UPA Noroeste. A entrega dos aparelhos será no dia 22 de junho. Os pontos de coleta dos dispositivos são nos seguintes locais:
 
- Paço Municipal - Secretaria Municipal de Saúde/ Departamento de Epidemiologia (Sala 05)
- Sede da SMT / Setor Serrinha
- Ciams Jardim América
- Cais Campinas
- Cais Chácara do Governador
- Centro Municipal de Vacinação 
- Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues, Seção de Protocolo: Avenida Atílio de Correia Lima, nº 1223, Cidade Jardim.
- DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte: Avenida 24 de outubro, nº 311, Setor dos Funcionários.
 
Programa Vida no Trânsito
O PVT é uma iniciativa brasileira do Ministério da Saúde (MS), foi implantado em 2010 e tem como foco a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. No ano de 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com Organização Mundial de Saúde (OMS), lançou a Década de Ações pela Segurança no Trânsito (2011 – 2020), que tem a cor amarela como símbolo – daí a alusão ao mês “Maio Amarelo”.
 
A iniciativa tem como foco intervir sobre os dois principais fatores de risco para a ocorrência e gravidade dos acidentes de trânsito, que são a associação entre álcool e direção e o excesso de velocidade. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Flúvia Amorim, explicou que além desses dois fatores de risco, outros fatores podem ser priorizados conforme a necessidade. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em Goiânia no ano de 2015 a principal causa de morte em crianças de 1 a 9 anos de idade foi devido às causas externas, que incluem as mortes no trânsito. 'Por esse motivo, a Campanha deste ano é destinada a acidentes de trânsito envolvendo crianças', explicou Flúvia.
 
O Projeto em Goiânia é coordenado por uma comissão intersetorial composta por Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte de Mobilidade, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Secretaria Municipal de Defesa Social, Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, Ministério Público do Estado de Goiás, Conselho Estadual de Trânsito, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Justiça, Batalhão de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Departamento Estadual de Trânsito, Policia Rodoviária Estadual, Instituto Federal de Educação, Universidade Federal de Goiás, Sest/Senat, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351