Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Serviços gratuitos

"Jornada da Cidadania mostra o valor da solidariedade", afirma Wolmir Amado

Programação foi lançada nesta terça-feira (9) | 09.05.17 - 11:11
 
Adriana Marinelli

Goiânia
- Discursos sobre o valor e a importância da solidariedade deram o tom, nesta terça-feira (9/5), ao lançamento da Jornada da Cidadania 2017, evento que será realizado de 24 a 27 de maio, no Centro de Convenções da PUC Goiás, localizado no Jardim Mariliza, na capital. Serão vários serviços e minicursos oferecidos gratuitamente à comunidade. No lançamento da programação, realizado na Cúria Metropolitana com a presença de autoridades políticas e representes da Arquidiocese de Goiânia, o reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado, falou com otimismo sobre a expectativa para o evento. "Esperamos mais de 130 mil pessoas", disse. 
 
Em entrevista coletiva, o reitor afirmou que "a Jornada da Cidadania mostra o valor da solidariedade" e destacou a importância do trabalho voluntário realizado junto ao evento. "O voluntariado dos próprios estudantes, que passam por capacitação diária. Mas também haverá um voluntariado externo, da comunidade. Quem puder ajudar, será muito bem vindo", reforçou. 

 

(Vídeo: Adriana Marinelli/A Redação)
 
Wolmir explicou que a Jornada representa mais que prestação de serviços, como emissão de documentos e atendimentos médios. "A aprendizagem também é de valores. A Jornada não quer só ensinar sobre ética, é na verdade um exercício da ética. Um profissional que tem a competência específica da sua área é uma coisa, mas aquele que exercita a ética é diferente".
 
Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, presente no evento de lançamento, manifestou seu carinho pelas pessoas que se dedicam a fazer da Jornada da Cidadania um evento grandioso e citou, de forma especial, o trabalho realizado pela Arquidiocese. "Nossa missão é evangelizar e ajudar as pessoas é uma forma de evangelização", afirmou ao também parabenizar e agradecer a ajuda de voluntários. 
 
Ao falar sobre a prestação de serviços à comunidade, Dom Levi Bonatto informou que emissão de documentos e consultas médicas costumam ser os mais procurados. "Mas há também oficinas e a parte dedicada à fé. Vamos, como nos anos anteriores, oferecer assistência espiritual durante a programação", explica. 

 

(Vídeo: Adriana Marinelli/A Redação)
 
Coordenadora-geral da Jornada e professora na PUC-GO, Márcia de Alencar Santana reforçou que a meta é superar o número de atendimentos do ano passado e, conforme destacou em discurso, "a Jornada reúne pessoas de bem, capazes de deixar sua marca". "A Jornada é mais uma prova da nossa resistência e da nossa capacidade de sempre fazer o bem", disse ao citar o compromisso da PUC-GO com eventos que ajudam a comunidade. 
 
"Temos um dom que se expressa na PUC Goiás desde que ela foi criada. Vamos deixar como herança um dom de criar esperança. A Jornada da Cidadania é uma grande cidade da esperança. São mais de 100 mil pessoas que circulam em nossos ambientes e espaços durante os quatro dias de programação. Uma grande cidade que recebe as pessoas que precisam, que realiza atendimentos com sorriso no rosto", concluiu. 
 
Marcaram presença no evento de lançamento o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha; o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier; o secretário de Governo, Tayrone Di Martino, que representou o governador Marconi Perillo; a secretária do município Célia Valadão, representando o prefeito Iris Rezende; além de representantes da Arquidiocese de Goiânia, como o padre Rodrigo de Castro, do Santuário Sagrada Família, e o coordenador da Feira da Solidariedade, padre Max Costa.
 
A Jornada
A programação começa no próximo dia 24 de maio e segue até o dia 27. Serão quatro dias de prestação de serviços totalmente gratuitos à população em uma estrutura montada no Centro de Convenções da PUC Goiás, localizado no Jardim Mariliza, em Goiânia. 
 
De acordo com a universidade, será oferecido um grande número de serviços e minicursos, envolvendo também parceiros na execução do projeto. Integra a ampla programação da Jornada a já tradicional Feira da Solidariedade, que divulga o trabalho das obras sociais da Arquidiocese de Goiânia.
 
A expectativa é superar o número de atendimentos alcançados em 2016, quando foram realizados 519 mil ações em áreas como saúde, jurídica, ambiental, negócios, além de serviços e orientações de parceiros do setor público e atividades culturais e de lazer. 


Registro da edição 2016 da Jornada da Cidadania (Foto: PUC-GO)
 
Entre as novidades da edição 2017 da Jornada está a Estação da Solidariedade, onde serão recebidos roupas e alimentos não-perecíveis que, após o evento, serão doados para as obras sociais da Arquidiocese de Goiânia. Já na Estação Conecta PUC, também novidade, alunos e professores vão ensinar aos participantes como trabalhar com a tecnologia no dia a dia. A Estação Recicla vai receber lixo eletrônico. Na Estação Povos do Cerrado serão criados ambientes de vivência indígena e quilombola na Aldeia Timbira e no Quilombo do Memorial do Cerrado, respectivamente. 
 
Em 2013 foi realizada a primeira edição da Jornada da Cidadania, que passou a reunir em um só evento a Semana de Cultura e Cidadania e a Semana do Folclore, iniciativas pioneiras da universidade; e a Feira da Solidariedade, da Arquidiocese de Goiânia. Até 2012, foram realizadas oito edições da Semana de Cultura e Cidadania. No total, são 12 edições do evento fortalecidas pelas parcerias com prefeituras municipais e Governo do Estado.  A partir de 2015, a Jornada passou a incluir também os Jogos Universitários e a ser sediada no Câmpus II da PUC Goiás.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351