Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Educação em Goiânia

Iris sobre reintegração de posse de secretaria: "mandamos apurar o fato"

Comandante da guarda disse que cumpriu lei | 27.04.17 - 19:19 Iris sobre reintegração de posse de secretaria: "mandamos apurar o fato" (FOTO: LEANDRO VIEIRA)

Rafaela Bernardes

Goiânia -
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, comentou, na tarde desta quinta-feira (27/4), a reintegração de posse feita pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Secretaria Municipal de Educação (SME). 
 
Leia Mais: 
Professores ocupam sede da Secretaria Municipal de Educação em Goiânia
Após confronto, manifestantes desocupam Secretaria de Educação de Goiânia
Professores protestam contra violência durante desocupação de Secretaria
 
"Nós mandamos apurar o fato para saber das responsabilidades da ação e de possíveis excessos cometidos. Agora, qual é o dono da casa que aceita invadirem sua residência?!", disse o prefeito durante evento no Paço Municipal na tarde de hoje. 
 
O prédio da SME foi ocupado na tarde desta quarta (26) por professores grevistas da rede municipal de ensino. Sobre a ordem de desocupação do local, Iris Rezende não confirmou que a determinação partiu do chefe do executivo e ressaltou a legislação. 
 
"Que prefeito seria eu se deixasse as secretarias municipais serem invadidas. A própria lei protege a preservação do patrimônio público, e a legislação deve ser respeitada", ressaltou. 
 
Guarda Civil Metropolitana
O comandante da GCM, José Eulálio Vieira, disse ao jornal A Redação que a guarda tentou negociar com os manifestantes por duas horas e meia, e que só depois partiu para a reintegração de posse do prédio.
 
"Como não tivemos sucesso nas negociações, nós colocamos em prática a lei que proíbe a invasão de órgãos públicos. Somos pagos para trabalhar protegendo o patrimônio público, e o maior patrimônio que tem são as pessoas. Nesse caso, os funcionários. A ordem atendeu a lei", disse. 
 
Sobre a denúncia de violência feita pelos professores, Eulálio foi categórico. "Se não tivesse a truculência por parte dos manifestantes, tudo teria ocorrido dentro da normalidade. Mas eles nos receberam com pedra, com spray caseiro, com coquetel molotov. Só nos defendemos", finalizou. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351