Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

CIDADANIA

Goianiense faz trabalho voluntário cuidando de praça: "Faço por amor"

Conheça a história da aposentada Rosana Fontes | 26.04.17 - 17:50 Goianiense faz trabalho voluntário cuidando de praça: "Faço por amor" (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Rafaela Bernardes
 
Goiânia - Rosana Fontes é moradora da Vila União, em Goiânia, há mais de 40 anos, e o amor pelo bairro fez com que ela fizesse de uma praça a verdadeira extensão da casa dela. Aposentada desde 2004, Rosana já passou por quatro cirurgias na coluna, mas isso nunca a impediu de manter uma vida ativa. Os procedimentos cirúrgicos e a idade também não são empecilhos para que ela realize de forma constante trabalhos de preservação da Praça Tubal de Castro, localizada em frente à residência onde ela mora. 

"Depois da minha quarta cirurgia, o médico me disse que eu teria uma vida cheia de dores e que eu acabaria meus dias deitada numa cama sem poder andar", lembra. No entanto, Rosana preferiu não se apegar às palavras do médico e decidiu dar uma nova cor à vida dela. 
 

(Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
E foi há três anos que essa história começou a mudar. A moradora, apaixonada pelo bairro e pela natureza, resolveu ocupar seus dias cuidando da praça. E o que não falta é dedicação. "Resolvi viver e não me entregar ao meu problema de coluna. Cuidar da praça prova que ainda sou útil e que posso contribuir com a vida e com minha comunidade. Esse trabalho me rejuvenesceu". 
 
Todos os dias, sem exceção, a aposentada se empenha em regar as plantas, rastelar o jardim, varrer as calçadas e plantar mudas de flores que alegram a paisagem da rua. Rosana se intitula "voluntária" e "parceira" da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), responsável pela limpeza da cidade. O título de parceira da Companhia ela carrega, orgulhosa, no "uniforme" que ganhou da própria pasta da administração municipal pelo gesto de cidadania.
 
E Rosana não está sozinha na tarefa. Simone Moreira da Silva, funcionária ativa do quadro da Comurg, é companheira fiel da moradora dedicada e comprometida com o bairro onde mora. Há um ano, a servidora também se dedica à praça durante seu horário de trabalho. "Trabalho na Comurg há 11 anos e nunca vi uma moradora como a Rosana. Se mais gente tivesse iniciativas como essa, com certeza a sociedade seria melhor", ressaltou Simone. 
 

Rosana e a servidora da Comurg, Simone. (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Sobre a reação dos vizinhos, Rosana conta que no começo enfrentou resistência de alguns deles. Fato que, segundo ela, não a desanimou. 
 
"O que quase me fez desistir foram os vândalos. Plantei dezenas de girassóis na praça, arrancaram quase todos. Estou replantando tudo de novo. Pensei em desistir, mas aí me lembrei de tudo que já fiz por esse lugar e, com o incentivo dos meus filhos, comecei tudo de novo. Quero que as crianças conheçam a grandeza da vida que existe em meio à natureza", explicou. 
 

(Fotos: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Sobre sua iniciativa, Rosana definiu o que representa para ela o trabalho voluntário. "A maioria das pessoas trabalham por dinheiro, eu trabalho por amor. Isso é cidadania, não quero dinheiro por isso", finalizou. 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351