Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Segunda edição

Chefs vão distribuir pratos exclusivos da xepa de feira em Goiânia

Evento será realizado no dia 29 de abril | 20.04.17 - 21:40 Chefs vão distribuir pratos exclusivos da xepa de feira em Goiânia (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
A segunda edição da Disco Xepa Goiânia vai movimentar a Praça do Ipê, no Setor Bueno, na manhã do dia 29 de abril com pratos exclusivos da xepa da feira, muita música e oficinas em um movimento contra o desperdício de alimentos. O evento é organizado pelo movimento Slow Food Ipê e vai reunir mais de 20 chefs e outros 60 voluntários, em uma ação que visa conscientizar o cidadão a não jogar fora o alimento que sobra da feira só porque está amassado, machucado ou deformado, a famosa xepa.
 
Qualquer pessoa pode participar do evento, que é totalmente gratuito e vai das 7h às 12h. Além de saborear e aprender receitas de pratos nutritivos feitos exclusivamente com hortifrútis que normalmente são rejeitados pelo consumidor nas feiras, os participantes da Disco Xepa vão poder participar de oficinas bem interessantes, como a de hortas em vasos, de compostagem e de leite vegetal. Crianças também terão uma oficina especial para elas. Músicos e DJs vão se revezar para fazer do evento um espaço de muita descontração.
 
Cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil vão para o lixo. Nas feiras livres, esse índice gira em torno de 10%. São hortifrútis em condições de consumo, mas que são descartados por estarem “feios”. Estes alimentos não estão estragados, mas são considerados de pouco ou nenhum valor comercial por não se encaixarem no padrão estético e de mercado exigido pelos varejistas e consumidores. Como ninguém quer leva-los para casa, acabam jogados fora.
 
Fazer a xepa da feira é uma forma também do consumidor economizar, pois os preços chegam a um desconto de até 40%. A hora ideal da xepa é em torno de meia hora antes do final da feira.
 
O evento ocorre simultaneamente em diversas cidades do mundo e faz parte do Disco Xepa Day, organizado pela Rede Slow Food, criada nos anos 80 na Itália em defesa de um alimento bom, limpo e justo. O movimento rapidamente ganhou o mundo e chegou em Goiânia em 2013, por meio do convívio Slow Food Ipê, sempre defendendo uma preocupação maior com a produção da comida, a forma com ela chega ao consumidor e o preparo até chegar à nossa mesa e ao nosso corpo. Para o Slow Food, o alimento que comemos deve ter bom sabor, deve ser cultivado de maneira limpa e os produtores devem receber o que é justo pelo seu trabalho.
 
Fique por dentro
DISCO XEPA GOIÂNIA – 2ª edição
Dia 29 de abril (sábado), das 7h e 12h
Local: Praça do Ipê, no Setor Bueno, ao lado da feira da T-49
 
Programação das oficinas 
 
Tenda 1 - com meia hora de duração 
- "Horta em vaso", com Gustavo Wunderlich, paisagista e membro do grupo ComAmor: 7h e 9h
- "PANCs - Do Mato ao Prato”, com José André, mestre em Desenvolvimento Sustentável e fundador do Horto Escola Jardim Vital: 7h30 e 8h30
- "Leites vegetais da xepa", com Nayara Assunção, ativista e realizadora de eventos para divulgar o veganismo e a alimentação consciente (Go Vegan): 9h e 10h30
- "Compostagem", com Raquel Pires, bióloga e integrante da Sociedade Resíduo Zero e da Oscip Vida Melhor: 11h e 11h30h
 
Tenda 2 - Para crianças (com uma hora de duração)
- "Brincando de cozinha", com Bia Lipi, gastrônoma e especialista em confeitaria e docência: 7h e 9h
- "Alimentos que você replanta", com Nathália Machado, bióloga e fundadora do Nós+Árvores: 8h e 10h
- "Tocar, cantar e reciclar: musicoterapia com crianças", com Fernanda Valentim: 11h
 
Tenda 2 – Exposição permanente
"Exposição guiada - energia vital", com Gregor Kux, fundador do Cerrado Alimentos Orgânicos


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351