Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ensino Superior

UEG deve abrir Medicina em Itumbiara no ano que vem

Curso vai oferecer 20 vagas por período | 10.04.17 - 10:59 UEG deve abrir Medicina em Itumbiara no ano que vem (FOTO: LETÍCIA COQUEIRO / A REDAÇÃO)
 
Mônica Parreira e João Unes
 
Goiânia - A Universidade Estadual de Goiás (UEG) vai abrir o curso de Medicina em Itumbiara. O anúncio, feito pelo prefeito do município, Zé Antônio, foi confirmado na manhã desta segunda-feira (10/4) pelo reitor Haroldo Reimer. "Um horizonte mais positivo seria começar as atividades já em 2018", disse em entrevista ao jornal A Redação. O curso deve abrir 40 vagas por ano, 20 a cada período.

"É uma alegria anunciar o segundo curso de Medicina público e gratuito em Goiás. Para a UEG, é uma honra chegar ao ponto de poder realizar formação médica", celebrou Haroldo. 
 
Conforme explicou o reitor, apesar da parceria para repartição de ônus entre a universidade, o Governo de Goiás, e a Prefeitura de Itumbiara estar avançada, a confirmação da instalação do curso de Medicina depende de dois fatores. "O curso precisa ser aprovado e criado formalmente via Conselhos Superiores da UEG. Outra questão é a realização de concurso público para professores", disse.
 
O concurso público deve abrir 14 vagas para professores. O governador Marconi Perillo já sinalizou positivamente sobre o anúncio do certame, em negociação com o prefeito Zé Antônio. O quadro de funcionários será preenchido com servidores cedidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além disso, a prefeitura se comprometeu em dar aporte de R$ 2 milhões para compra de equipamentos.
 
Haroldo também explicou, com exclusividade ao jornal AR, os motivos de Itumbiara ter sido escolhida para receber a primeira Faculdade de Medicina da UEG. "Lá já funciona os cursos de Farmácia, Enfermagem e Educação Física. Portanto, os principais laboratórios estão montados. No planejamento da UEG, Itumbiara terá o foco na área da Saúde", justificou.

O reitor também disse que o prefeito Zé Antônio se comprometeu, durante as negociações, em buscar recursos que viabilizem projetos UEG, via Emenda de Bancada. Isso será feito em articulação com o deputado Jovair Arantes (PTB), líder da bancada na Câmara dos Deputados. "Temos projetos estruturantes na universidade que precisam de apoio para saírem do papel", finalizou. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351