Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Repercussão

Alckmin articula para que Marconi assuma presidência nacional do PSDB

Assunto foi destaque no Estado de S. Paulo | 23.03.17 - 15:24 Alckmin articula para que Marconi assuma presidência nacional do PSDB (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
A Redação
 
Goiânia – O nome do governador de Goiás, Marconi Perillo, tem sido sondado para a sucessão da presidência do PSDB nacional. Reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que os aliados do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apontam o nome do goiano e afirmam que “é um ‘excelente nome’ para presidir o PSDB a partir de maio de 2018, quando termina o mandato de Aécio na presidência da sigla”. 
 
Segundo o jornal, para compensar a falta de apoio da maioria da executiva nacional tucana, que é alinhada com o senador Aécio Neves, Alckmin se aproximou dos seis governadores da legenda. Seus maiores aliados são Beto Richa, do Paraná, e Marconi Perillo, de Goiás.
 
De acordo com o Estadão, para compensar a mobilidade nacional reduzida pelo exercício do cargo, o governador paulista adotou a “política de varanda”. “As tardes de sexta-feira e os fins de semana são os dias nos quais ele costuma receber deputados de todos os Estados e de diferentes legendas para almoços ou reuniões na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes”, explica. 
 
A previsão é que o ritmo de viagens seja intensificado. No início de fevereiro deste ano, a convite de Marconi, Alckmin participou do encontro do Fórum do Brasil Central, que reuniu governadores do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia, em Goiânia. Sua presença sinalizou o início de uma agenda política mirando a eleição presidencial de 2018. O Fórum Nacional é visto como uma vitrine para cacifar o governador paulista à disputa presidencial de 2018.
 
Em mais um sinal de interação com Marconi, Alckmin afirmou, em sua passagem por Goiânia, que Marconi é o governador do "desenvolvimento e da inovação". Na época, ao ser questionado sobre uma provável chapa puro sangue do PSDB para o Planalto, o governador paulista brincou. "Posso ser o vice de Marconi". 
 
Marconi ganhou destaque nacional, nos últimos dois anos, pelo fato de ter sido o primeiro governador a antever os efeitos da crise nacional e a promover o maior corte de despesas da máquina estatal goiana. A antecipação do plano de austeridade, que fortaleceu a economia de Goiás no pior momento de crise nacional, foi fator decisivo para que o Estado ganhasse assento na discussão dos principais temas políticos e econômicos nacionalmente.
 
Marconi se tornou presidente do Fórum de Governadores do Brasil Central, cargo para o qual foi eleito e reeleito, e se firmou como idealizador de grande parte das medidas nacionais de ajuste fiscal, renegociação das dívidas dos Estados, formulação de programas sociais como o Cheque Reforma, lançado recentemente pelo presidente Michel Temer, defesa da constitucionalização de recursos para a Segurança Pública, dentre outros temas de relevância nacional. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351