Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

A partir de 31/5

Saiba como se preparar para a TV Digital gratuita

Seja Digital orienta sobre principais dúvidas | 21.03.17 - 12:50 Saiba como se preparar para a TV Digital gratuita (Foto: divulgação) 
A Redação
 
Goiânia - No dia 31 de maio, o sinal analógico de televisão será desligado em Goiânia e outros 28 municípios do estado. A programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo a programação, é necessário verificar se o aparelho de televisão e a antena são adequados para receber o novo sinal.
 
A maioria dos aparelhos de TV de tela plana já é apta a essa nova tecnologia, mas aqueles de tubo, por exemplo, só recebem o sinal analógico. Nesse caso, é necessário conectar um conversor digital e uma antena UHF. “Não basta que a transmissão seja digital. Para que todos possam continuar assistindo à programação dos canais abertos, a antena e o televisor precisam ser compatíveis com a tecnologia”, explica Rommel Sena, Gerente Regional da Seja Digital em Goiânia.
 
Saiba se sua casa ou apartamento já está preparado ou se será necessário providenciar mudanças para continuar assistindo os canais abertos de televisão:
 
Antena –Nem toda antena consegue captar o sinal digital de televisão. A antena deve ser UHF e a recomendação da Seja Digital é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa, preferencialmente por um antenista. No caso de apartamentos o mais indicado é usar a antena coletiva, que deve estar apontada para a torre de transmissão.
 
Televisor – Televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 só recebem o sinal analógico e, por isso, precisam de um conversor de sinal, que pode ser adquirido em lojas do varejo local. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante. As TVs mais novas, aquelas que tem botões coloridos no controle remoto original, já estão preparadas para receber o sinal digital.
 
Busca de canais–Depois de verificar se está tudo certo com a antena e com a TV, é necessário realizar o processo de busca de canais. Siga as orientações do manual do conversor ou da TV.
 
Beneficiários de programas sociais do Governo Federal já podem agendar a retirada de kits gratuitos, com conversor e antena, por meio do site sejadigital.com.br/kit ou pela central telefônica 147 (ligação gratuita). Para realizar o agendamento, basta estar com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. No total, serão distribuídos mais de 266 mil kits em toda a região.
 
Para mais informações sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV, basta entrar em contato com a Seja Digital também nesses canais de atendimento. A entidade está sempre pronta para orientar sobre como preparar sua casa, apartamento ou condomínio para receber o sinal da TV Digital.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351