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Comunicação

Conteúdo criativo inova redes sociais da Prefeitura de Aparecida

Curtidas quadruplicam em dois anos | 13.03.17 - 22:13 Conteúdo criativo inova redes sociais da Prefeitura de Aparecida (Foto: divulgação)
A Redação

Aparecida de Goiânia - 
As plataformas online de comunicação vêm ganhando importância nos últimos anos e ultrapassando a interpretação inicial de que eram canais restritos à promoção pessoal de seus usuários. Blogs, perfis e páginas no Facebook têm se tornado instrumentos indispensáveis para empresas privadas, instituições não governamentais e administrações públicas repensarem novas estratégias de comunicação e atrair a atenção de seu público alvo.
 
No caso da administração pública, a adaptação desses canais à realidade da gestão e da sua população tem apresentado exemplos positivos, com destaque para a Prefeitura de Curitiba, pioneira no assunto, e que não apenas se apropriou das redes sociais, mas descobriu no humor e no tratamento informal, uma maneira de “quebrar o gelo” e criar um ambiente positivo e familiar para que a população solicite, reclame e acompanhe a prestação de serviços públicos com agilidade e transparência.
 
Em Goiás, um exemplo de sucesso nessa nova forma de se comunicar é a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. A necessidade de ampliar o trabalho da Assessoria de Comunicação foi percebida ainda em 2011, mas após a criação dos perfis oficiais, o trabalho se limitava a responder as demandas criadas pela própria população. A criação de um departamento específico, separado do setor de imprensa, e composto por profissionais de marketing, foi o pontapé inicial para um trabalho mais específico.
 
 
“A separação dos dois departamentos permitiu a produção de conteúdo de qualidade nos dois segmentos: o de jornalismo, focando exclusivamente as demandas da imprensa, e o outro de marketing, que canaliza principalmente a população, mas agora com produção de conteúdo também”, analisa o coordenador de Marketing da Prefeitura, Rafael Ceciliano, referindo-se à estrutura de comunicação criada a partir dessa lógica: Superintendência de Imprensa e Superintendência de Marketing.
 
Com um time composto por profissionais, entre publicitários, profissionais de marketing e jornalistas, o departamento atua na criação de conteúdo, atendimento, mídia e projetos. O processo criativo fica à cargo do designer Lucas Garcia, responsável pelas peças e artes publicadas nas redes sociais – Facebook e Instagram. Em seguida, a equipe de social medias ou atendimento, como se
identificam os próprios profissionais, entra em ação para responder as demandas que são geradas. E basta uma olhada rápida na página para perceber que as perguntas são respondidas e de forma ágil.
 
 “A prefeitura quer se aproximar cada vez mais do cidadão. E esse atendimento diferenciado que realizamos pelas redes é exemplo disso. Nos preocupamos muito com essa interação, mas principalmente em responder as solicitações e dúvidas da população. Claro, utilizando a linguagem mais informal da internet, mas com informações precisas e seguras. Todas as dúvidas, elogios, sugestões, reclamações e solicitações são vistas e respondidas”, explica Lorrane Ellen Vaz, social media responsável pelo atendimento nas redes.
 
“A página da Prefeitura de Aparecida é uma das únicas páginas de órgãos públicos do país que respondem praticamente todas as reações e mensagens dos seguidores. De acordo com o Facebook Insights, a capacidade de resposta da Prefeitura é de 75% e o
tempo médio de resposta é de 26 minutos”, completa Lorrane.
 
 
Informação fácil e bom humor
Chegar a esse desempenho não foi algo simples. Foi necessário planejamento e estudo, inicialmente para definir o perfil da população aparecidense e suas preferências na internet. Isso ajudou a definir em quais redes a Prefeitura teria uma atuação mais intensa e o formato que as postagens deveriam ter. Descontraídas, com linguagem acessível, bom humor e referências pop, as publicações caíram no gosto da população.  “Buscamos sempre desenvolver peças vivas e espirituosas, afim de despertar o interesse das pessoas em nossos conteúdos, ampliando assim a interação com o cidadão”, afirma Rafael Ceciliano.
 
O resultado foi que, em dois anos – março de 2015 a março de 2017,  a página saiu de 13 mil curtidas para mais de 53 mil curtidas. “Quadruplicamos o número de seguidores na nossa página no Facebook em apenas dois anos. E isso se deve exatamente à mudança na linguagem adotada, menos técnica e mais coloquial, mais próxima do internauta/cidadão com peças chamativas, mais características da Internet”, ressalta Júnior Vilela, superintendente de Mídia da Prefeitura.
 
O alcance diário da página da Prefeitura no Facebook, que é o número de pessoas que visualizam organicamente as postagens diárias, também só aumentou nos últimos dois anos. Saltou de pouco mais de 5 mil visualizações diárias, em março de 2015, para mais de 20 mil postagens visualizadas diariamente em 2017. Sem dúvidas, é uma das que mais cresce no Brasil. “Com uma equipe de profissionais engajados e competente, conseguimos inovar e reestruturar a página. Isso reflete profundamente na gestão, que passa a ter números positivos no que se refere à eficiência, atendimento e gestão”, avalia Junior Vilela.

Comentários

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  • 14.03.2017 11:27 JUNIOR VILELA

    A minha equipe é a melhor! #parabéns

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