Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cléricus Cup em Roma

Dois goianos são convocados para a seleção brasileira de padres

Pe. Carlos: "Evangelizar por meio do futebol" | 02.03.17 - 14:44 Dois goianos são convocados para a seleção brasileira de padres Padre Carlos Gomes, da Arquidiocese de Goiânia, ao lado do padre Neymar, da cidade de Toledo, no Paraná (Foto: arquivo pessoal)
Adriana Marinelli

Goiânia
Dois sacerdotes goianos foram chamados para integrar a seleção brasileira de padres que disputará a Copa do Mundo 2017, em Roma. Ao todo, 18 seleções, reunindo 36 nacionalidades, vão participar do torneio. Os jogos começam neste mês de março e seguem até maio.

Um dos goianos convocados para o posto de goleiro, o padre Carlos Gomes (foto ao lado), que realiza doutorado de Direito Canônico em Roma, explica que o principal objetivo do torneio é "evangelizar por meio do futebol". Além dele, o padre Anevair José da Silva, de Anápolis, também faz parte da seleção verde e amarela. 
 
Padre Carlos já tem experiência no mundo da bola. Antes de ser ordenado padre, Carlos jogou na divisão de base do Goiás Esporte Clube, ainda nos anos 90. "Eu sempre gostei de esporte. E aqui em Roma, onde estou estudando, tem um torneio já tradicional, chamado de Cléricus Cup", afirma o sarcerdote da Arquidiocese de Goiânia, escolhido para ser o garoto propaganda do mundial no Vaticano. Os jogos da seleção brasileiro na primeira fase serão realizados nos dias 12, 19 e 26 de março. 
 
O talento de Carlos com a bola nos pés também atraiu olhares curiosos da imprensa europeia. O padre tem sido muito procurado por emissoras locais para falar sobre o assunto. Já concedeu, inclusive, entrevista para o Corriere della Sera, um jornal diário italiano com sede em Milão.
 
 

(Foto: arquivo pessoal)
 
"Sobre o campeonato, o que todos nós defendemos é que, independente do resultado, o que vale e o que fica de lição é a evangelização que fica", acrescenta padre Carlos. "Já conseguimos evangelizar muitos jovens por meio do futebol, principalmente em Goiânia, onde já joguei muita bola", completa o sacerdote, que joga pelo Batinas Futebol Clube. 
 
Conforme explicou o padre ao jornal A Redação, para fazer parte do grupo de jogadores é necessário ser sacerdote. Sobre as regras, Carlos também destaca que são as mesmas existentes em outras competições de futebol mundo afora. 
 
Direto Canônico
O padre Carlos Gomes deu uma pausa nos compromissos em Goiânia para se dedicar ao doutorado de Direito Canônico em Roma. Carlos é o primeiro sacerdote goiano a realizar o curso na Pontifícia Universidade Gregoriana, uma das mais tradicionais quando o assunto é Direito Canônico. 
 
"A previsão é que eu volte à capital goiana em 2019", informou ao jorna AR, destacando que retornará à Arquidiocese de Goiânia. "Goiânia é minha casa", finaliza. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351