Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Visivelmente emocionado

Obama faz balanço de sua gestão em discurso de despedida da presidência

Trump toma posse no dia 20 de janeiro | 11.01.17 - 08:28 Obama faz balanço de sua gestão em discurso de despedida da presidência Obama discursa em tom de despedida da presidência dos Estados Unidos (Foto: divulgação)
São Paulo - Faltando dez dias para deixar a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, encerrou seu discurso de despedida nesta noite em Chicago com a clássica frase que marcou sua primeira campanha eleitoral: "Sim, nós podemos". O dirigente ainda complementou com a frase "sim, nós fizemos" para falar dos avanços que ocorreram na maior economia dos mundo nos últimos 8 anos.

"Em dez dias, o mundo testemunhará uma marca distintiva de nossa democracia: a transferência pacífica do poder de um presidente livremente eleito para o próximo", afirmou Obama, referindo-se a Donald Trump, que toma posse no próximo dia 20. Ao fazer um balanço de seu governo, Obama disse que conseguiu reverter a recessão gerada pela crise mundial de 2008, recuperar a indústria automobilística dos EUA, abrir um novo capítulo no relacionamento de Washington com Cuba e encerrar o programa nuclear do Irã sem disparar um tiro.

Confira abaixo a íntegra do discurso de despedida de Obama (em Inglês):


Ao mesmo tempo, Obama reconheceu que o progresso nos EUA tem sido desigual. "O trabalho da democracia sempre foi duro, contencioso e às vezes sangrento. Para cada dois passos para frente, muitas vezes parece que damos um passo para trás", disse. Obama completou dizendo que os EUA continuam sendo a nação mais rica, poderosa e respeitada do mundo.

O presidente ressaltou na parte final do discurso que deixa a Casa Branca ainda mais otimista com as perspectivas para os EUA do que quando ganhou nas urnas. O democrata ressaltou ainda o papel dos imigrantes na história do país, mais uma alfinetada em Donald Trump, que planeja deportar milhões de imigrantes ilegais. "A América não foi enfraquecida pela presença desses recém-chegados. Eles abraçaram o credo desta nação, e ela foi fortalecida", disse Obama ao comentar a entrada de imigrantes no país.

"América está melhor e mais forte agora do que há oito anos"
Ainda durante o discurso, Obama disse que o país está "melhor e mais forte" agora do que quando entrou na Casa Branca, há oito anos, por quase qualquer critério que se avalie. "Hoje, a economia está crescendo novamente", afirmou Obama, arrancando muitos aplausos da plateia. 

O presidente disse em seguida que vai assegurar que a transição para o governo de Donald Trump seja a mais "suave" possível, assim como ocorreu quando George Bush deixou o comando do país para ele assumir. "Hoje é minha noite de dizer obrigado", disse Obama logo no começo de seu discurso, após ser bastante aplaudido pelos cerca de 20 mil presentes na arena em Chicago. 

"As coisas só acontecem quando pessoas normais se juntam. Após oito anos como presidente ainda acredito nisso", disse ele. "Se eu dissesse há oito anos que a América iria reverter a recessão, abrir um novo capítulo com Cuba, criar emprego, teriam nos falado que estávamos querendo algo demasiadamente alto, mas foi isso que fizemos, foi isso que vocês fizeram", ressaltou o presidente. 

Obama destacou, no entanto, que apesar da melhora da economia, é preciso fazer mais, para ampliar o sistema de saúde e a igualdade social. Ele afirmou ainda que as relações raciais no país estão melhores agora do que há 20, 30 anos. "Afinal de contas, é por isso que servimos, não para ganhar pontos ou crédito, mas para melhorar a vida das pessoas." (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351