Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

IMPRENSA NACIONAL

GloboNews sobre sucesso de Marconi: "Goiás errou pouco"

CBN Brasil e Exame e Valor repercutiram | 09.12.16 - 19:49 GloboNews sobre sucesso de Marconi: "Goiás errou pouco" (Reprodução / GloboNews)

A Redação

Goiânia - 
As medidas de ajuste fiscal adotadas pelo governador Marconi Perillo ainda no final de 2014 para amenizar os efeitos da crise econômica nacional e o Programa de Austeridade pelo Crescimento do Estado de Goiás foram destaque no Jornal da GloboNews Edição das Dez desta sexta-feira (9/12). 
 
A comentarista de economia do telejornal, Thaís Herédia, afirmou que Marconi teve papel central na celebração do Pacto Nacional de Ajuste Fiscal assinado na quarta-feira (7/12) com o presidente Michel Temer e que Goiás foi "pioneiro" no corte de despesas no Brasil graças à decisão do governador de se antecipar à crise (assista ao vídeo, que está em anexo).
 
"Ontem eu conversei longamente com o governador Marconi Perillo, de Goiás, que é um dos Estados pioneiros no ajuste das contas. Goiás errou pouco e começou a apertar mais cedo. O Estado de Goiás tem dez Secretarias, é o Estado com o menor número de secretarias do Brasil", afirmou a comentarista. Herédia comparou: "O Rio Grande do Sul anunciou agora há pouco que, com 39 secretarias, ou seja, com 39 pessoas ocupando cargos de secretários, vão passar para 16. Como um Estado pode ter tanta gente para fazer as coisas?".
 
A comentarista destacou a liderança do governador na construção do Pacto. “O governador Marconi Perillo teve papel importante na costura desse pacto que vem se arrastando há mais de um ano. E enquanto isso se arrastou a situação dos Estados só piorou. Os Estados se comprometeram a fazer o seu próprio teto de limite para os gastos, a fazer a sua própria reforma da Previdência, o que pode colaborar, e muito, para a gente sair da recessão”, disse a comentarista.
 
Thais Herédia salientou ainda como importante a luta do governador Marconi Perillo pelo fim da estabilidade. Segundo a comentarista, a iniciativa do governador de Goiás deveria ser copiada por outros governadores. “É super importante essa luta que o governador Marconi Perillo vem travando pelo fim da estabilidade ou pelo menos uma revisão da estabilidade do servidor público. A meritocracia, a produtividade, a eficiência precisam entrar de vez na gestão do dinheiro público”, finalizou a comentarista. 
 
Thais Herédia disse ainda que a construção do pacto representa "grande avanço para a consolidação do Ajuste Fiscal", numa referência ao acordo fechado na quinta-feira passada entre o Ministério da Fazenda e os governadores e em seguida levado por Marconi ao presidente Michel Temer. Marconi Perillo esteve com o ministro da Fazenda e o presidente da para alinhavar as bases do acordo, colocando um fim aos impasses entre os estados e o Governo Federal para a repartição dos juros da repatriação e ao aval da União a novos empréstimos.
 
A forte liderança de Marconi, que intermediou as negociações entre o Governo Federal e os Estados, ganhou destaque em toda a imprensa nacional. O ajuste fiscal e o exemplo dado por Goiás no enxugamento das contas públicas (que antecipou-se a crise promovendo o maior enxugamento da estrutura administrativa do País no final de 2015) tiveram destaque nesta sexta-feira, além da GloboNews, na CBN Brasil, no portal da Revista Exame e nos jornais O Estado de S.Paulo e Valor Econômico.
 
Abaixo, um resumo das reportagens da imprensa nacional sobre o Programa de Austeridade pelo Crescimento do Estado de Goiás
 
GloboNews
A Edição das Dez do Jornal da GloboNews apresenta as medidas de austeridade apresentadas por Marconi e a atuação dele na costura do acordo entre os Estados e a União. A comentarista de economia Thaís Herédia afirma que Goiás foi "pioneiro no País no ajuste fiscal" e que Marconi teve papel central na construção do acordo. 
 
"O governador Marconi Perillo teve papel importante na construção desse pacto, que vinha se arrastando", disse Herédia. "Um ponto super importante que o governador Marconi Perillo me informou aqui, que é uma luta que ele vem fazendo e que outros governadores também deveriam assumir, que é a revisão da estabilidade do servidor público e a meritocracia" (mais detalhes em instantes).
 
CBN Brasil
O Repórter CBN, programa da CBN Brasil, das 7h de hoje destacou as medidas, afirmando que elas gerarão economia de R$ 1,6 bilhão por ano. "O governo de Goiás envia hoje à Assembleia Legislativa do estado um conjunto de medidas de austeridade fiscal. O pacote inclui criação de teto de gasto, aumento da contribuição previdenciária do servidor público de 13,25 para 14,25% e redução de 20% dos cargos em comissão", afirma o Repórter CBN. "A economia total com o pacote de ajuste fiscal é estimada R$ 1,6 bilhão por ano", afirma o boletim. A edição desta sexta-feira do jornal O Estado de S.Paulo também destaca as medidas. Jornal paulista destaca que governador enviou "à Assembleia Legislativa medidas duras de austeridade fiscal".
 
Valor Econômico
O jornal Valor Econômico, publicação sobre economia mais respeitada no Brasil, também deu destaque ao governador Marconi Perillo. A reportagem diz que os governadores saíram satisfeitos do acordo com o governo federal para receber os recursos da repatriação. O acerto foi todo costurado por Marconi após reuniões com o ministro Henrique Meirelles e o presidente Michel Temer.
 
Na sequência, o Valor afirma que, em Goiás, o governador Marconi já envia para a Assembleia um pacote com medidas até mais duras do que as acordadas com a União. O projeto prevê corte de despesas com pessoal e estabelece um teto de gastos para 2017. "Queremos uma reforma estrutural", diz o governador goiano na matéria do Valor.
 
Revista Exame
O trabalho de articulação do governador Marconi Perillo no acordo entre Estados e União para liberação dos recursos da repatriação também ganhou espaço no site da Revista Exame. O texto coloca em destaque a contrapartida exigida aos estados pela União para o acesso aos recursos e novos créditos. Marconi foi o principal articulador desta ação, pois sempre defendeu reformas estruturantes nas administrações estaduais.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351