Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

PROGRAMA GOIÁS ENERGIAS SUSTENTÁVEIS

Secima discute políticas públicas para implantar energia solar em Goiás

Trabalhos começaram nesta quarta-feira (7) | 07.12.16 - 19:12 Secima discute políticas públicas para implantar energia solar em Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)

A Redação

Goiânia -
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vilmar Rocha (Secima) promoveu na manhã desta quarta-feira, (7/12), uma reunião para discutir, dialogar e avançar nas políticas públicas do Estado de Goiás para a geração e o consumo de energia solar. O Governo já definiu a energia fotovoltaica como uma prioridade e a Secima agora trabalha na elaboração de um pacote de ações que irão compor o Programa Goiás Energias Sustentáveis. 
 
“Abrimos esse canal de diálogo e discussão porque queremos elaborar um programa com ideias e soluções ousadas, criativas e que coloquem Goiás na ponta”, explicou o secretário Vilmar Rocha. “O governador Marconi Perillo definiu que a energia solar é uma prioridade e nós estamos trabalhando para tornar Goiás uma referência para o país”, ressaltou.
 
Goiás foi um dos primeiros Estados do Brasil, ao lado de São Paulo e Pernambuco, a isentar de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a produção e consumo de energia de origem solar para micro e mini produtores e consumidores. Além disso, lembrou o secretário, o governo também já adotou a instalação de painéis fotovoltaicos nos conjuntos habitacionais feitos pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) e trabalha para colocar painéis em prédios públicos como o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica.
 
Na pauta da reunião desta quarta, o secretário Vilmar Rocha levantou alguns aspectos que precisam ser debatidos para que hajam avanços no setor. Entre eles, a tributação, financiamentos, isenções fiscais e simplificações nos licenciamentos ambientais para a instalação de usinas solares no Estado.
 
“Queremos integrar com o setor privado e definir qual será o papel do governo de Goiás neste plano”, disse o titular da Secima. “Temos de definir as políticas e as regras para, de fato, inserir a energia solar na matriz energética de Goiás”.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351