Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ECONOMIA

Representante de Toronto/Canadá visita Goiás em missão comercial

Canadenses participaram de reunião com Marconi | 01.12.16 - 01:01 Representante de Toronto/Canadá visita Goiás em missão comercial (Foto: Henrique Luiz / Governo de Goiás)

A Redação 

Goiânia - 
É bastante provável que sejam estabelecidas parcerias entre a cidade canadense de Toronto e o Governo de Goiás. A afirmação é do Conselheiro da cidade de Toronto, no Canadá, Michael Thompson, que participou de reunião, ianesta quarta-feira (30/11), com o governador Marconi Perillo, em Goiânia.
 
Acompanhado do diretor da consultoria financeira canadense Business Growth Service, George Spezza, Thompson veio a Goiás a convite de Marconi para conhecer as potencialidades do Estado e o trabalho de gestão pública realizado pelo governo estadual.
 
Thompson afirmou a Marconi que a missão comercial do governador ao Canadá o instigou a conhecer Goiás. “O senhor deixou na nossa mente certo mistério e uma grande vontade de vir conhecer pessoalmente o Estado de Goiás”, disse Thompson se referindo à missão comercial internacional liderada por Marconi ao Canadá no mês de setembro. O conselheiro chegou a dizer que, antes da visita do governador a Toronto, os representantes políticos daquela cidade sequer “haviam ouvido falar” de Goiás.
 
“Pelas duas reuniões que tivemos hoje, já foi nítida e clara a minha noção de que o potencial de Goiás é fabuloso para um estreitamento em benefício mútuo tanto da cidade de Toronto, quanto do Estado de Goiás”, afirmou Thompson.
 
O governador afirmou que o Governo de Goiás tem buscado prioritariamente a eficiência e o profissionalismo na gestão pública. Ele convidou a comitiva a visitar a Secretaria de Segurança Pública e o projeto Conecta SUS – Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, que permite a concentração de informações estratégicas para a gestão do SUS por compilação, compartilhamento e análise dos indicadores de saúde.
 
“Temos um modelo de ações integradas, de tecnologia da informação, que contemplam cerca de 200 programas. Este projeto recebeu a visita, somente nos últimos três dias, de dois ministros de Estado: ministro da Saúde, Ricardo Barros e Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário. Eu imagino que o Canadá já tenha tecnologias muito avançadas, porque se trata de um país muito desenvolvido. Mas eu espero que o senhor possa encontrar algo que venha a ser transmitido aos seus pares no Governo de Toronto”, pontuou Marconi.
 
O governador informou ao grupo que o Governo de Goiás mantém monitoramento em todos os municípios goianos relativos às doenças causadas pela picada do mosquito Aedes aegypti, como Zika, Chikungunya e Dengue. “Nós temos o monitoramente de todos os domicílios. São mais de 2 milhões de domicílios, que são visitados periodicamente, 24 horas por dia. Isso fez com que a infestação do mosquito caísse para muito abaixo da média brasileira. Esse é um programa muito bem sucedido”, explicou Marconi.
 
Outra ação na área de saúde pública citada por Marconi foi o monitoramento de todas as grávidas do Estado: “Nós sabemos quantas gestantes existem hoje em Goiás, a quantidade de consultas que fizeram, quantas estão tendo gestação com e sem risco. Temos nos painéis todos os indicadores epidemiológicos do Estado e em todas as 246 cidades nós temos uma pequena sala de situação em que os técnicos e secretários conversam permanentemente por videoconferência com nossa equipe”.
 
O governador também apresentou ao grupo o trabalho realizado pela Central de Controle, Monitoramento e Inteligência da Segurança Pública. “É um sistema totalmente integrado, que também é um modelo de referência para o país,” afirmou.
 
Secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais de Goiás, Isanulfo Cordeiro destacou a boa impressão demonstrada pela delegação do Canadá aos projetos goianos na área de Saúde. “O Canadá é um país que tem a área da Saúde de primeiro mundo e ainda assim a delegação ficou impressionada com a gestão da área pública em Goiás”, disse.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351