Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ExemplO GOIANO

Conecta SUS será modelo de gestão para programas sociais do governo federal

Ministro Osmar Terra veio a Goiânia | 29.11.16 - 18:07 Conecta SUS será modelo de gestão para programas sociais do governo federal (Foto: Governo de Goiás)

A Redação

Goiânia -
O ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, anunciou nesta terça-feira (29/11) que o modelo de gestão, monitoramento e processamento de dados em saúde pública do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS) servirá de referência para o governo federal na criação de sistema de acompanhamento dos programas sociais. 
 
A declaração do ministro foi dada durante visita técnica à central, em Goiânia. Osmar Terra estava acompanhado pelo governador Marconi Perillo. Concebido e implantado pelo atual governo estadual, o Conecta SUS está em operação desde o final de 2014, se tornando então referência para diversas administrações estaduais e para o governo federal, com destaque para as ações de combate ao mosquito da dengue. 
 
"Vamos usar o Conecta SUS como modelo para a criação da ferramenta de gestão e acompanhamento dos programas sociais. O Conecta SUS é, realmente, um instrumento precioso para vermos a evolução social das famílias, onde é preciso investir com mais intensidade”, disse o ministro Osmar Terra durante a visita. 
 
Marconi disse que a intenção do ministro em usar o Conecta SUS de modelo para todo o país é prova do sucesso. “Todos nós estamos contentes em ver o nosso Conecta SUS se transformando na grande referência brasileira de monitoramento e tecnologia não só para a área de saúde, mas para a área social também. Esse é mais um projeto nosso que tem alcance nacional”, destacou o governador. 
 
Inaugurado em dezembro de 2014, o Conecta SUS monitora todas as informações em saúde do Estado e, com isso, subsidia técnicos na coordenação de atividades, ações e políticas da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Salas de notícias e gerenciamento de crises também integram o espaço. Terra avaliou a central como um avanço importante no monitoramento e na gestão dos recursos públicos da saúde.
 
“Nos impressiona pela precisão da estrutura montada e pelo resultado positivo no atendimento da população. Pretendemos aproveitar isso nos programas da área social", destacou. 
 
Marconi frisou que a adesão do Ministério do Desenvolvimento a uma tecnologia semelhante ao Conecta SUS vai colaborar para a efetividade das políticas de redução de pobreza e da mortalidade infantil do Brasil. “É uma plataforma concebida por nós, que vem despertando a curiosidade de governadores e secretários. Temos uma base de dados de mais de 200 itens que facilita o governo a tomar decisões e a oferecer serviço de melhor qualidade”, disse.
 
Após a coletiva, Terra conheceu o sistema de coleta e processamento de indicadores sobre saúde das gestantes e crianças e o programa de georreferenciamento de imóveis, adotado pela Força-Tarefa Goiás contra o Aedes. Primeiro centro de informações e decisões estratégicas em saúde no Brasil, o Conecta SUS trabalha em tempo real com todos os indicadores de saúde importantes no desenvolvimento do ser humano.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351