Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

LUTO

Marconi lamenta morte do professor Ruy Rodrigues

Rodrigues foi secretário de Mauro Borges | 27.10.16 - 23:23

Marcos Araken

Goiânia - 
O governador Marconi Perillo lamentou a morte do professor Ruy Rodrigues da Silva, ocorrida nesta quinta-feira (27/10), em Goiânia. Nascido em Porto Nacional, no Tocantins, ele completatia 89 anos nesta sexta, 28. 
 
Ruy Rodrigues foi professor da Universidade Federal de Goiás foi também secretário de Estado de Educação no governo Mauro Borges, de 1961 a 1964. No Tocantins, foi secretário de Educação e reitor da Universidade do Tocantins (Unitins).
 
Ele se encontrava internado no Hospital do Coração, em Goiânia, desde o último dia 7, com quadro grave de pneumonia e morreu de falência múltipla dos órgãos. Seu corpo será velado em Goiânia, em cerimônia reservada à família e o sepultamento está previsto para às 13h. Ele deixa duas filhas, Adriene e Sofie.
 
Marconi afirmou ter sido tomado por “profunda tristeza ao ser informado do falecimento”.
 
Confira a íntegra da nota:
 
NOTA DE PESAR DO GOVERNADOR MARCONI PERILLO PELA MORTE DO PROFESSOR RUY RODRIGUES DA SILVA
 
O governador Marconi Perillo lamenta a morte do professor Ruy Rodrigues da Silva e presta condolências a seus familiares, amigos e alunos:
 
Fui tomado por uma profunda tristeza ao ser informado do falecimento, nesta quinta-feira (27/10), do professor Ruy Rodrigues da Silva, um dos maiores cidadãos e intelectuais brasileiros que tive a oportunidade e o privilégio de conhecer e partilhar experiências e saber sobre as mais diversas áreas do conhecimento. Ao mesmo tempo em que deixa uma lacuna eterna na defesa e profusão da cultura, da educação e das artes no Brasil, em especial em Goiás e no nosso Estado irmão Tocantins, Ruy nos entrega um legado incomensurável de fé, ética, retidão, espírito público e de amor e respeito por nossa Pátria.
 
Ruy Rodrigues da Silva foi um brasileiro completo. Teólogo, filósofo, sociólogo, escritor, professor e intelectual, o Padre Ruy, como permaneceu conhecido mesmo depois de encerrar suas atividades na Igreja Católica, dedicou toda a sua vida aos temas humanitários, no Brasil e nas duas longas décadas de exílio na França, durante a ditadura militar.
 
Filho de Porto Nacional, que lindamente ele definia como "nobre, bela e culta", Ruy Rodrigues da Silva foi líder e referência de um período de efervescência cultural em Goiás e no Tocantins que contribuiu decisivamente para a compreensão da identidade das atuais e das futuras gerações do Brasil Central.
 
O maior legado de Padre Ruy está no desenvolvimento da Educação Pública de Goiás e do Tocantins, como secretário de Educação, Cultura e Desporto dos governos de Mauro Borges (GO, 1961-1964) e Moisés Avelino (TO, 1991-1994). Teve contribuição decisiva para a construção da gestão planejada e transformadora de Mauro Borges. No governo de Moisés Avelino, foi o responsável pela interiorização da cultura e pela implantação das unidades regionais de educação.
 
Quatro anos mais tarde, em 1998, Padre Ruy assumiu, a convite do governador José Wilson Siqueira Campos, a reitoria da Universidade do Tocantins (Unitins), que ajudara a criar e consolidar com instituição de ensino superior de referência no Centro-Norte do Brasil. Em 2008, recebeu da Universidade Federal do Tocantins (UFT), instituição que também ajudou a criar, o merecidíssimo título de Doutor Honoris Causa.
 
Nos anos de exílio, Ruy Rodrigues da Silva aprofundou seus estudos, ampliou sua vasta obra científica e cultural e se tornou referência também na França, onde foi professor em diversas instituições de ensino superior. A partir da Europa, desenvolveu projetos humanitários na África, notadamente nos países de língua francesa e portuguesa. Em território francês, encerrou suas atividades religiosas, casou-se e teve filhos.
 
Com o fim do exílio, dividiu a execução de seus projetos entre a França e o Brasil, dividindo-se em temporadas de atividades entre os dois países. Em território brasileiro, escolheu Goiânia para viver, onde tive a oportunidade de conhecê-lo, com passagens sempre marcantes por suas reuniões e debates com filósofos, sociólogos e cientistas políticos dos dois países – os franceses os convidada e hospedava em seu pequeno apartamento na Rua 90.
 
Nesses tempos de crise moral e ética, em que o Brasil é passado a limpo e repensa sua trajetória econômica e social, Ruy Rodrigues da Silva deve ser celebrado e lembrado como um dos maiores cidadãos de nosso País; um cidadão que amou, pensou e valorizou sua pátria; um intelectual comprometido com a propagação do saber, da ciência e da cultura; um homem que cultivou e promoveu sua humanidade, especialmente entre os mais humildes.
 
Minhas sinceras e profundas condolências aos familiares, amigos e alunos do Professor Ruy Rodrigues da Silva. Estamos todos diante de uma perda irreparável, mas desejamos que ele desfrute de pleno descanso na paz de Deus, o descanso de quem erigiu uma obra que viverá e propagará para sempre sua luz transformadora. Ao Padre Ruy Rodrigues da Silva o nosso adeus e nossos sinceros agradecimentos.
 
Marconi Perillo
Governador de Goiás
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351