Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ELEIÇÕES 2016

TRE reconhece candidatura e Tormin é declarado reeleito em Luziânia

Adversário diz que vai recorrer da decisão | 27.10.16 - 21:08 TRE reconhece candidatura e Tormin é declarado reeleito em Luziânia (Foto: Denise Xavier / Alego)
Marcos Araken

Atualizada às 21h55 com acréscimo de informações sobre a decisão do TRE

Goiânia - Em decisão colegiada, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás decidiu, nesta quinta-feira (27/10), manter a vitória alcançada nas urnas pelo prefeito reeleito de Luziânia, Cristóvão Tormin (PSD). O placar foi 4 a 2. 
 
A chapa do prefeito havia sido indeferida em primeira instância pela Justiça Eleitoral por conta de problemas na ata que compõe a documentação de registro da candidatura. Na disputa com Marcelo Melo (PSDB), Cristóvão passou a campanha sob ameaça de não ter os votos computados – como de fato ocorreu, no caso de a Justiça Eleitoral não oficializasse o registro de candidatura. 
 
O deputado federal Thiago Peixoto (também do PSD), comemorou a decisão do TRE pelo Twitter. "Amigo Cristóvão Tormin foi confirmado hoje pelo TRE como prefeito reeleito de Luziânia. Vitória na Justiça confirma a das urnas!", postou. “Fez-se a justiça. O TRE confirmou o desejo das urnas e da população. Mesmo com a candidatura sob risco de não ser confirmada, o Cristóvão trabalhou muito e conseguiu reverter uma situação difícil. Mas, desde o início, acreditei que ele sairia vencedor das eleições e desta questão judicial”, afirmou o parlamentar por meio de sua assessoria.
 
“O prefeito fez um bom trabalho à frente da prefeitura de Luziânia. Transformou a cidade em um canteiro de obras. Ele é muito trabalhador. É claro que a população iria reconhecer isso”, comentou Thiago. 
 
Na apuração das urnas, no dia 2 de outubro, Cristóvão saiu vencedor com 39.660 votos contra 38.942 de Marcelo Melo. Caso a Justiça Eleitoral tivesse cassado o registro do prefeito, seriam realizadas novas eleições.
 
O relator do processo, desembargador Vicente Lopes da Rocha, decidiu reformar a sentença de primeira instância da juíza  Flávia Morais Nagato que tinha, inclusive, negado recurso do candidato e mantido sua decisão inicial no fim de setembro, às vésperas das eleições. O desembargador não conseguiu ver nos autos provas de que a convenção que definiu Cristóvão como candidato da coligação “Luziânia no Caminho Certo” tenha ocorrido de forma irregular. O que estava em questionamento era justamente a ata dessa convenção.
 
O julgamento tinha sido iniciado na última terça-feira e foi adiado por um pedido de vistas quando o placar estava em 3 a 2 favoráveis ao deferimento da candidatura de Cristóvão Tormin. Com a retomada da análise, nesta quinta, foi mais um voto somado à tese da defesa e a candidatura do prefeito foi confirmada. O caso ainda cabe recurso ao próprio tribunal e ao TSE.
 

                       Colega de partido, deputado Thiago Peixoto comemora nas redes sociais
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351