Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ABASTECIMENTO

Governo lança segunda etapa de programa 'Água para Todos' em Goiás

Serão beneficiadas regiões Norte e Nordeste | 26.10.16 - 18:31 Governo lança segunda etapa de programa 'Água para Todos' em Goiás (Foto: divulgação)

A Redação

Goiânia -
O governador Marconi Perillo lançou na tarde desta quarta-feira (26/10) a segunda etapa do programa 'Água para Todos, desenvolvido em parceria do governo estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) com o governo federal, por meio do Ministério de Integração Nacional. Nessa segunda etapa o programa prevê a instalação de 106 sistemas coletivos de abastecimento de água potável em 28 cidades das regiões Norte e Nordeste de Goiás. 
 
“Não há nada mais necessário e elementar do que uma família ter água tratada de qualidade em casa. Isso é fundamental para que uma família possa viver minimamente com dignidade”, disse o governador. 
 
Cada sistema coletivo é composto por poço artesiano e rede de distribuição da água. A primeira etapa do programa atendeu a 3,5 mil famílias, e a segunda atenderá a 4,5 mil famílias. “Isso significa uma população equivalente a 40, 50 mil pessoas, nas duas etapas. É uma cidade média se formos juntar todas as famílias em uma cidade só”, observou Marconi.
 
O investimento nessa fase do programa é de R$ 18.608.315,60, recursos do governo federal e do Governo de Goiás. A primeira etapa consistiu na instalação de 500 cisternas de abastecimento de água em comunidades de 10 municípios da região Nordeste do Estado.
 
A prefeita de Nova Roma, Mirian Leite, falou em nome dos prefeitos cujas cidades foram atendidas na primeira etapa. “Esse programa mudou a vida de milhares de famílias simples, que não tinham água potável para consumo e muito menos água suficiente para produção de seus alimentos”, disse.
 
Na solenidade o governador ressaltou que, graças ao trabalho da SED, o governo estadual está conseguindo encontrar um caminho que assegure condições para atender essas famílias. “A reforma agrária no Brasil sempre foi feita de forma muito equivocada. Muito necessária, mas a forma de se assentar no Brasil sempre foi equivocada. Na maioria dos casos sem condição nenhuma em termos de infraestrutura: estradas, escolas, postos de saúde, energia, água. Em muitos casos, o governo federal, o INCRA, colocou essas famílias como se fossem depósitos de pessoas”, observou.
 
Ele destacou, ainda, que, além da região Nordeste do país, somente o Estado de Goiás participa do Água Para Todos. “Isso acontece porque efetivamente a nossa equipe está trabalhando direito. O desafio que faço é buscarmos mais recursos, tirarmos leite de pedra para que, com a nossa contrapartida, possamos atender a todas as famílias que necessitam de água em suas casas, universalizando assim o atendimento à população com água para consumo humano e também para produção agrícola. Isso vai garantir desenvolvimento humano, segurança alimentar”, disse.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351