Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mundo

Milhares de venezuelanos vão às ruas para protestar contra Maduro

Manifestantes bloqueiam rua em Caracas | 26.10.16 - 17:52 Milhares de venezuelanos vão às ruas para protestar contra Maduro (Foto: Juan Barreto/AFP)
São Paulo - Dezenas de milhares de venezuelanos foram às ruas nesta quarta-feira (26/10) para pedir um referendo contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e denunciando o autoritarismo crescente em seu governo. Na capital, Caracas, manifestantes bloquearam a principal rodovia que atravessa a cidade, com palavras de ordem, como: "não à ditadura, sim à democracia".

O protesto de grande proporção pegou muitos de surpresa e realçou a grande frustração da população com a forma que Maduro tem lidado com a crise econômica. A manifestação ocorre um dia depois do Congresso controlado pela oposição votar pelo início dos processos legais para a retirada de Maduro do poder. Isso depois do governo do presidente suspender uma tentativa da oposição de retirá-lo por meio de um referendo revogatório, o que é permitido pela Constituição. A ação dos legisladores é em maior parte simbólica, já que a Suprema Corte, que é aliada a Maduro, proibiu o Congresso de passar quaisquer leis ou medidas.

Para muitos venezuelanos, as recentes movimentações do governo fecham qualquer possibilidade de mudar de forma pacífica e democrática o governo e aliviar a inflação de três dígitos e a escassez generalizada. Já para apoiadores do governo, a oposição está tentando usar os protestos para executar um golpe. Maduro chamou a votação no Congresso na última terça-feira, que aprovou a abertura de um julgamento contra o presidente, de "golpe parlamentar". O presidente convocou todas as autoridades, incluindo o presidente da Assembleia Nacional e o líder da oposição, Henry Ramos, a uma reunião emergencial na tarde desta quarta-feira (26), em Caracas. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351