Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

"Pão e Circo"

PF deflagra operação contra compra de votos em Serranópolis (GO)

São cumpridos 11 mandados judiciais | 24.10.16 - 09:53 PF deflagra operação contra compra de votos em Serranópolis (GO) (Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE)
 
A Redação
 
Goiânia - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (24/10), uma operação para combater a compra de votos no município de Serranópolis (GO). São cumpridos dois mandados de prisão preventiva e nove de condução coercitiva.
 
Durante as investigações, os policiais envolvidos na Operação Pão e Circo apuraram a existência de um grupo de pessoas que utilizavam da doação de cestas básicas e de combustíveis para garantir votos de alguns eleitores para determinados candidatos no pleito municipal. Os nomes dos políticos beneficiados não foram divulgados pela PF.
 
O abuso do poder econômico por meio da captação ilegal de eleitores também utilizava outras formas escusas, como pagamentos de contas de água e energia. As eleições municipais ocorreram no último dia 2 de outubro e a polícia também constatou o uso indevido de CPFs de eleitores em prestações de contas.
 
De acordo com a PF, os envolvidos foram indiciados pela prática de captação ilegal de sufrágio (compra de votos) e falsidade ideológica eleitoral, previstos nos artigos 299 e 350 da Lei nº 4.737/65 (Código Eleitoral).
 
O nome da operação faz alusão à política denominada Pão e Circo (manipulação de massas) que foi uma expressão utilizada pelo poeta romano Juvenal em sua “Sátira”, como forma de ilustrar o controle do povo pelos imperadores romanos através do fornecimento do pão (distribuição de trigo) e do circo (espetáculos).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351