Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Eleições em Goiânia

Iris e Vanderlan trocam elogios em debate da Record Goiás

Confira os principais temas abordados | 24.10.16 - 01:23 Iris e Vanderlan trocam elogios em debate da Record Goiás Candidatos participam de debate na Record Goiás (Foto: Marcos Araken)
Marcos Araken

Goiânia
A TV Record Goiás promoveu na noite deste domingo (23/10) um debate entre os dois candidatos a prefeito de Goiânia que disputam o 2° turno. Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB) responderam a perguntas feitas entre eles e também de jornalistas convidados.
 
Parceiro do debate, o jornal A Redação participou do confronto, mediado pelo jornalista Carlos Magno. Uma pergunta inusitada feita pela jornalista Rafaela Bernardes, do AR, parceiro da Record debate, jogou água no clima que estava quente com as acusações feitas por ambos. 
 
"Cite três pontos positivos que você acha no seu adversário", pediu a jornalista para Iris e Vanderlan. O candidato do PSB  lembrou as obras realizadas por Iris durante suas gestões à frente do Estado, inclusive obras em Senador Canedo. Apesar de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo peemedebista, Vanderlan disse que tudo tem seu tempo. "O senhor teve seu tempo, mas agora estamos em outra época, em outro contexto", completou.
 
Iris Rezende também ressaltou o trabalho de Vanderlan à frente da prefeitura de Senador Canedo. "Vanderlan tem suas qualidades. É empresário e acredito que sempre procurou cumprir com suas obrigações", disse.
 
Em uma das perguntas do primeiro bloco, Vanderlan questionou Iris sobre a posição do peemedebista sobre o aplicativo Uber. Iris respondeu que o app era uma instituição consolidada em todo o mundo, mas que iria cumprir o que lei determinasse, protegendo, contudo, os taxistas. "Vou trabalhar para que vivam de maneira harmoniosa", ponderou. Na réplica, Vanderlan disse que iria m tomar a frente da regulamentação do Uber na capital.
 
Jornalista da Record, Sylvie Alves questionou os dois candidatos sobre a viabilidade financeira para cumprir tantas propostas. Vanderlan disse que pretende forjar convênios com o Governo Federal e que já utilizaou de sua criatividade como gestor. Iris alegou que em suas administrações pagava os produtos e serviços que adquiria com valores baixos. "Sempre paguei rapidamente", alegou. Com isso, argumentou Iris, ele conseguiria fazer uma administração eficiente para cumprir o que havia prometido na campanha.
 
O clima esquentou quando Iris questionou Vanderlan sobre os projetos dele para a Segurança Pública. "Goiânia é a 29ª cidade mais violenta do Brasil. O que o senhor planeja para mudar este quadro?", perguntou o peemedebista. Vanderlan disse que quer fortalecee a Guarda Municipal. "Vou treina-la, equipa-la, e também fazer convênio com a PM, com o Ministério Público. Mas também vamos fazer uma segurança preventiva, cuidando da educação e da criação de empregos". Na réplica, Iris disse que ia cobrar o Governo de Goiás para que fizesse a parte dele. Ao que Vanderlan respondeu a Iris que iria tomar a frente desta discussão e não ficar "jogando nas costas do governo".
 
As alfinetadas continuaram quando o assunto foi o funcionalismo público. Vanderlan questionou Iris sobre as 30 mil demissões que o líder do PMDB fez em 1983, quando assumiu o Governo de Goiás "em uma canetada". "O senhor vai continuar com esta perseguição ao servidor público?", apertou o oponente.
 
Iris respondeu ter exonerado porque haviam muitos servidores efetivados a esmo.  "Exonerei aqueles que eu tinha direito. Tinham servidores com 6 meses atrasados", justificou.
 
No último bloco responderam  porque se sentiam qualificados para administrar Goiânia e fizeram as considerações finais.
 
"Gosto de trabalhar com gestão, planejamento e de fazer as coisas bem feitas. Gosto de gente, de estar no meio do povo. Não gosto de ficar no gabinete. Gosto de coisas bem feitas", afirmou Vanderlan.
 
"O amor que tenho por esta cidade. A paixão que Deus colocou no meu coração por esta cidade. Já fui governador e prefeito. Essa experiência, amor e competência que quero aplicar na prefeitura", argumentou Iris.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351