Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Opinião

José Eliton: "Iris fez a pior gestão da história da segurança pública"

Prefeitável critica governo em propaganda | 20.10.16 - 08:32 José Eliton: "Iris fez a pior gestão da história da segurança pública" (Foto: Divulgação)
 
A Redação
 
Goiânia - Respondendo aos ataques do prefeitável Iris Rezende durante propaganda eleitoral com relação à criminalidade, o vice-governador José Eliton disse que o peemedebista "fez a pior gestão da história da segurança pública de Goiás". “Na busca irresponsável pelo poder, vai às últimas consequências, tenta enganar e iludir o eleitor goianiense com mentiras e leviandades”, completou na quarta-feira (19/10). 
 
De acordo com José Eliton, secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, na gestão de Iris Rezende no governo do Estado “não havia qualquer política de valorização das polícias; as corporações eram as mais mal remuneradas do País; o efetivo utilizava armamento de segunda mão, os famigerados revólveres carioquinhas; a frota era composta por veículos sucateados e permanentemente sem combustível”.
 
“Quando prefeito, Iris não tomou uma medida sequer em prol de boa estruturação da Guarda Municipal”. Além disso, “ao abandonar a administração da capital em 2010 para disputar o Governo de Goiás, contribuiu de forma decisiva para o aumento da violência, já que sua irresponsabilidade fiscal redundou na falta de recursos para manutenção da iluminação pública, vigilância de prédios, áreas públicas e parques municipais”, afirma José Eliton.
 
O vice-governador ainda citou avanços na segurança pública alcançados pelo governo Marconi Perillo. “Os investimentos em inteligência, investigação e inovação tecnológica são os maiores da história. Goiás é o primeiro estado brasileiro a editar uma legislação protetiva da atividade policial. As carreiras policiais são valorizadas e respeitadas. Nossas corporações estão entre as mais bem remuneradas do Brasil”, afirma.
 
O vice-governador diz, ainda, que “os equipamentos à disposição dos policiais de Goiás são os mais modernos do País e em permanente atualização. A frota está sempre em condições de uso, 24 horas por dia, sete dias por semana e, a partir desta quinta-feira (20/10) já iniciamos a renovação: 2.141 viaturas novas serão entregues até o final do ano”. Ele lembra, ainda que, no ano passado, “o Estado de Goiás foi o Estado brasileiro que proporcionalmente mais investiu em segurança pública, 12,55% do orçamento”, o que significa gastos na ordem de R$ 2.7 bilhões.
 
Para José Eliton, esse conjunto de ações vem reduzindo de forma gradativa e consiste dos índices de criminalidade em todo o Estado, na capital e no interior. Segundo os dados que apresentou, na comparação entre setembro deste ano e igual período de 2015, em Goiânia o número de homicídios teve queda de 25,45%. Houve ainda redução nos casos de furtos a transeuntes (-40,37%); furtos em comércio (-33,84%); furtos de veículos (-29,77%); estupros (-28,57%); roubos de veículos (-19,91%); tentativas de homicídios (-11,94%); roubos a transeuntes (-10,45%); e furtos em residências (-8,4%). 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351