Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

DIPLOMACIA

Missão do Governo de Goiás ao Canadá foi bem sucedida, afirma consulado

Relatório rendeu elogios ao governo estadual | 19.10.16 - 22:45 Missão do Governo de Goiás ao Canadá foi bem sucedida, afirma consulado (Foto: Divulgação / Governo de Goiás)
A Redação

Goiânia - 
O governador Marconi Perillo viajou para o Canadá em setembro último, com intuito de prospectar negócios para Goiás. Ele participou de reuniões em Toronto e Ontário. Na avaliação que consta em um relatório elaborado pela Cônsul-Geral do Brasil no Canadá, Ana Lélia Benincá Beltrame, a missão comercial “foi bem sucedida”. 
 
A comitiva do governo estadual, que também se estendeu a Washington e Los Angeles, nos Estados Unidos, foi coordenada pelo secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais da Governadoria, Isanulfo Cordeiro.
 
De acordo com a Consul-Geral, a missão teve o objetivo de formar parcerias entre ambas unidades federativas em temas relacionados a comércio, investimentos, desenvolvimento tecnológico e inovação. Nas considerações da cônsul, as reuniões com os canadenses devem gerar oportunidades de novas parcerias, tendo em conta os mecanismos bilaterais existentes de cooperação econômica, empresarial e em ciência, tecnologia e inovação.
 
Conforme o documento canadense, o governador transmitiu a mensagem de um Brasil mais dinâmico, mais próspero e desenvolvido, com segurança jurídica, capaz de enfrentar suas crises política e econômica amparado na estabilidade de suas instituições, na sua diversidade produtiva e na excelência de seu capital humano.
 
Na avaliação, “o Governador Perillo foi particularmente eloquente, em diversas ocasiões, ao assinalar que o Brasil poderia estar iniciando ciclo de recuperação econômica, no qual o Estado de Goiás desempenharia papel proeminente, correspondendo a momento propício para a retomada dos investimentos, das parcerias internacionais e para a expansão do comércio bilateral, especialmente o de bens, produtos e serviços intensivos em conhecimento e tecnologia”, diz trecho do relatório.
 
1º dia de missão
 
A primeira reunião no Canadá foi realizada junto a Barbara Vink, diretora da área de desenvolvimento de negócios dos Ministérios da Pesquisa e Inovação e do Desenvolvimento
Econômico e Crescimento da Província de Ontário. No encontro, Marconi Perillo apresentou os programas de incentivos fiscais oferecidos pelo Governo de Goiás por meio do Produzir e da Goiás Fomento a projetos de gerência de micro e pequenas empresas, além dos programas de incentivo aos polos regionais de desenvolvimento.
 
Ele também destacou as características do complexo farmoquímico de Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia (12.500 empregos diretos gerados, realização de testes clínicos, fabricação de biossimilares, pastas, embalagens, rótulos,
injetáveis e encapsulamento de medicamentos), ocasião em que convidou a equipe do Ministério Provincial da Pesquisa e Inovação de Ontário a organizar missão empresarial canadense do setor farmacêutico e de ciências a Goiás, com vistas a prospectar oportunidades de investimentos, negócios e atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre empresas goianas e de Ontário, na área de ciências da vida.
 
Também foram destacados no encontro a qualidade da pesquisa científica no Estado de Goiás, o ambiente de negócios favorável e as perspectivas de estabilização econômica do País, haja vista que Goiás foi o primeiro Estado brasileiro a sair da crise econômica.
 
Paralelamente ao encontro no Ministério da Pesquisa e Inovação da Província de Ontário, outra parte da delegação, liderada por Célio de Castro, presidente do Sindcel, se reuniu com a vice-presidente Executiva do Conselho Mundial de Dados sobre Cidades, Helen Ng, para discutir a participação de cidades do Estado de Goiás, como Goiânia, em programa de replicação de boas práticas internacionais nos setores de mobilidade urbana, eficiência energética, sustentabilidade, transportes e utilização de tecnologias da informação e das comunicações para o planejamento e o desenvolvimento das cidades.
 
Ainda no primeiro dia de missão, a comitiva liderada pelo governador também se reuniu com Leigh Samout, do World Trade Center Toronto, entidade responsável pela promoção, do lado do setor privado, dos negócios canadenses no exterior. Marconi apresentou dados sobre a economia, a infraestrutura e os mecanismos de fomento aos investimentos e à inovação do Estado de Goiás, citando a localização estratégica do Estado no território nacional; o terminal de cargas do aeroporto de Anápolis; a malha ferroviária estadual; indicadores macroeconômicos gerais; e o perfil da indústria estadual.
 
O relatório do consulado destaca ainda a reunião realizada na prefeitura de Toronto, com o vereador ("Councillor") encarregado da área de planejamento e desenvolvimento econômico da cidade, Michael Thompson -, que esteve no Brasil em diversas ocasiões para promover empreendimentos e negócios entre empresas brasileiras e de Toronto. Michael Thompson asseverou que a missão goiana chegou em tempo oportuno, devido ao lançamento da "Latin American Bi-Lateral Trade Initiative" (LABTI), referente ao funcionamento de programas de apoio ao comércio exterior e ao empreendedorismo, voltados especificamente para países latino-americanos.
 
Segundo o relatório, o representante municipal anunciou que incluirá iniciativas de facilitação de comércio, investimentos e negócios com Goiás no planejamento estratégico e econômico-comercial da Prefeitura de Toronto para 2017. Michael Thompson comprometeu-se ainda a estudar a possibilidade de apoiar a realização, ainda este ano, de missão comercial de Toronto e Ontário a Goiás.
 
2º dia de missão
 
De acordo com o relatório da Cônsul-Geral do Brasil no Canadá, Ana Lélia Benincá Beltrame, o segundo dia de missão teve início com um workshop realizado conjuntamente pelo Consulado, pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC, na sigla em inglês) e pelo Governo de Goiás. Na ocasião, foi desenvolvida a oficina de trabalho “Oportunidades Econômicas e de Investimento, Comércio e Inovação entre Goiás e Ontário”, que apresentou dois painéis: “Investimentos, Comércio e Inovação nas áreas de energia, eficiência energética e cidades inteligentes"; e "Oportunidades de investimento, comércio e inovação nos setores farmacêutico e de ciências da vida".
 
No workshop, acompanhado por cerca de 60 pessoas - entre empresários, jornalistas, acadêmicos e representantes da Província de Ontário e da Prefeitura de Toronto – o governador abordou a crise política recentemente superada no Brasil, suas causas e consequências e tratou das perspectivas pós-crise para o país, a partir da construção de uma nova base política, do controle dos gastos públicos, da retomada dos investimentos e do soerguimento da credibilidade nacional.
 
O relatório destaca ainda que Marconi relacionou as medidas adotadas pelo Estado de Goiás, desde 2014, para enfrentar a crise econômica, orçamentária e fiscal; pontuou as oportunidades para o investimento estrangeiro direto em Goiás, a partir da publicação de edital de concessão, por 30 anos, da CELG Participações, além de oportunidades nas áreas de logística de carga, infraestrutura, concessões de estradas, turismo e setor farmacêutico.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351