Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ECONOMIA

BC reduz juros pela primeira vez em quatro anos

Taxa Selic caiu de 14,25% para 14% | 19.10.16 - 19:25 BC reduz juros pela primeira vez em quatro anos (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Marcos Araken
 
Goiânia – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (19/10) reduzir a Selic em 0,25 ponto percentual. Agora a taxa ficou estabelecida em 14% ao ano. 
 
A taxa, que estava em 14,25% desde julho de 2015, tem viés de baixa, pois o colegiado deixou aberta a possibilidade de novos cortes. Apesar do percentual mínimo, trata-se de uma sinalização do BC de que quer ver a economia reaquecida, com uma oferta maior de dinheiro para tomadores de empréstimo. 
 
A última oportunidade que o BC reduziu a taxa de juros foi em outubro de 2012. As decisões do Copom ocorrem em reuniões a cada 45 dias.
 
Impacto nos investimentos financeiros
 
O assessor de investimentos e sócio-fundador da Duo Invest, André Carvalho, explica que a queda da taxa Selic melhora algumas aplicações de renda fixa e favorece muito mais os investimentos de renda variável.
 
De acordo com ele, a redução da taxa diminui também o custo do crédito, ou seja, fica menos oneroso pegar um empréstimo. "Com um custo menor, os empresários tendem a investir mais, gerando empregos e, consequentemente, os consumidores voltam a ter mais poder de compra, o que fortalece a economia".
 
Carvalho explica, ainda, que com esse movimento de redução das taxas de juros, as ações da Bolsa de Valores - que têm renda variável - também devem subir, o que aumentará a rentabilidade dos investidores.
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351