Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Entrevista exclusiva

Embaixador se diz otimista com relação comercial entre Brasil e EUA

Sérgio Amaral elogiou potencialidades de Goiás | 28.09.16 - 15:42 Embaixador se diz otimista com relação comercial entre Brasil e EUA (Foto: João Unes / Jornal A Redação)

João Unes e Isanulfo Cordeiro
 
Washington  Há cerca de um mês como Embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral concedeu entrevista exclusiva ao jornal A Redação, na terça-feira (27/9), para falar sobre a atual relação entre Brasil e Estados Unidos. Para ele, a crise que atingiu o país prejudicou o avanço de algumas pautas importantes, como a dispensa de visto. No entanto, avalia com otimismo o trabalho de Michel Temer para alavancar a economia, podendo gerar uma mudança de cenário.
 
Essa é a terceira vez que Sérgio assume o cargo máximo da diplomacia brasileira – as outras duas passagens por Washington foram em 1984 e 1992. O embaixador comenta que nunca houve um momento com tantas oportunidades. “Naquela época já havia, mas hoje acho que as oportunidades são muito maiores. É um momento em que os dois países convergem em temas que são importantes para os dois”, resume. 

Leia mais:
Marconi deve buscar voos mais altos, diz embaixador do Brasil em Washington
Mais de 20 empresas americanas apresentam interesse em investir em Goiás
 
A entrevista concedida ao AR ocorreu após o Seminário de Promoção de Investimentos no Estado de Goiás na Câmara de Comércio Dos Estados Unidos, apresentado pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, em Washington. 
 

O embaixador elogiou a iniciativa tomada pelo governo goiano de mostrar seu potencial e atrair investidores. “Os americanos estão interessados em investir no Brasil e encontraram um Estado que tem muitas oportunidades de investimento no agronegócio, na indústria farmacêutica, na indústria de tecnologia”. 
 
Impeachment
Sérgio analisa que o momento é propício para atrair a atenção dos norte-americanos. Sobre a recente troca de governo, ele refuta tese de que a saída da ex-presidente Dilma Rousseff foi vista como golpe. Conforme relata, o governo americano entendeu que o processo de impeachment transcorreu com normalidade e democracia. “Aqui em Washington esse já é um tema superado. Já falei em público três vezes e nunca recebi uma pergunta sobre isso”. 
 
“Na verdade, as pessoas estão interessadas em outras coisas. Estão vendo que o Brasil está em um processo de normalização política, que começa a apresentar sinais de recuperação na economia, então estão interessadas em saber quais são as oportunidades de negócio com o Brasil. Acho que no exterior já estamos virando a página, mas no Brasil não, porque isso virou parte de uma plataforma política de alguns partidos”, reforça.
 
Dispensa de visto
Sérgio diz que a proposta de dispensa de visto para brasileiros chegou a fazer progresso há algum tempo, mas estagnou pela crise econômica. “O problema é que o declínio da nossa economia e as dificuldades que muitos brasileiros passaram a encontrar para terem um emprego fez com que aumentasse o número de brasileiros que querem vir trabalhar nos EUA. E um dos critérios para concessão de isenção de vistos, fixada pelo governo americano, é que a demanda não exceda 3% de recusa”, explica.
 
“Vamos ter que esperar. Como acho que nós já estamos a caminho de uma recuperação da economia, espero que esse objetivo de isenção de visto possa ser alcançada tão logo a gente comece a apresentar sinais positivos na economia, o que eu acho que poderá ocorrer em um tempo relativamente curto”, complementa o embaixador.
 
Eleições nos EUA
Por fim, o embaixador ainda teceu comentários sobre a disputada corrida presidencial entre Donald Trump e Hillary Clinton. Para ele, o Brasil não deve tomar partido algum, já que trata-se de um “processo político interno”. “Um candidato poderá ter algumas tendências, outro poderá ter outras, mas de qualquer forma as relações com os EUA são boas e eu acho que os nossos objetivos coincidem com os objetivos da sociedade americana”, conclui.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351