Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiás

Governador em exercício dá posse a 50 papiloscopistas

José Eliton deu as boas vindas ao grupo | 27.09.16 - 18:16 Governador em exercício dá posse a 50 papiloscopistas (Foto: André Saddi)A Redação

Goiânia - 
Em solenidade realizada no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, o governador em exercício, José Eliton, deu posse hoje (27/9) a 50 papiloscopistas aprovados no último concurso. Dos 100 aprovados, outros 50 tomarão posse em janeiro. Todos já passaram por curso de formação na Escola Superior de Polícia Civil e estão aptos a exercerem suas funções.
 
Inicialmente esses papiloscopistas serão lotados no Instituto de Identificação da Polícia Civil, mas atuarão no Instituto Médico Legal (IML). Com o reforço do quadro será viabilizada, ainda, a criação das centrais de perícia papiloscópicas nos municípios de Goiânia, Anápolis e Luziânia. No início de 2017, com o chamamento do restante dos aprovados serão criadas novas centrais em Uruaçu, Rio Verde, Jataí, Itumbiara e Catalão.
 
Aos novos servidores José Eliton deu as boas-vindas em seu nome e também do governador Marconi Perillo, que segue em missão comercial no exterior, em busca de novas parcerias e investimentos para o Estado. “Quero destacar a importância de cada um de vocês que irão executar múltiplas atividades de relevante interesse público”, afirmou.
 
Funções
No IML os papiloscopistas atuarão na identificação de cadáveres ignorados – com a finalidade de impedir o sepultamento sem o conhecimento da família e permitir a investigação da causa da morte –, muitas vezes já em estado avançado de decomposição. No Instituto de Criminalística, trabalharão nos locais de crimes junto com os peritos criminais e, por fim, no Instituto de Identificação, serão os responsáveis pela revelação e levantamentos de fragmentos papilares, para identificação de autores de delitos.
 
É próprio da função dos papiloscopistas, também, a identificação de idosos, enfermos e portadores de necessidades especiais; participarão em eventos de atendimento à população, especialmente em programas itinerantes do governo, em diversos tipos de concursos identificando candidatos e evitando fraudes, entre outros serviços.
 
Os papiloscopistas serão responsáveis por uma gama de atribuições que em Goiás e se consolidam com o Goiás Biométrico, que possibilita o confronto de informações coletadas com um moderno banco de dados que utiliza também o arquivo civil do estado. “A identificação por biometria dará aos delegados de polícia mais agilidade e segurança em suas investigações, e aos juízes, uma prova incontestável quanto à identificação”, disse o governador em exercício.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351