Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Educação

Thiago Peixoto destaca pontos positivos da reforma do Ensino Médio

"Chega de colocar dificuldades em tudo", diz | 27.09.16 - 17:47 Thiago Peixoto destaca pontos positivos da reforma do Ensino Médio Thiago Peixoto (Foto: divulgação) A Redação

Goiânia -
 Na Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado federal Thiago Peixoto (PSD) tem sido um dos principais defensores da Reforma do Ensino Médio, instituída pelo Governo Federal por Medida Provisória na semana passada. O deputado acredita que a falta de avanço na Educação é o principal gargalo para que o Brasil não se desenvolva. “Em tempos de reformas, nenhuma é mais estratégica do que a do Ensino Médio. Chega de discurso vazio e de colocar dificuldades em tudo. Precisamos avançar”, afirmou o parlamentar.
 
Segundo pesquisa nacional do Instituto Inspirare e Porvir, feita com 132 mil jovens, de 13 a 21 anos, a escola desejada pela maioria deve considerar a escolha das disciplinas e ter foco na preparação para o Enem/vestibular e para o mercado de trabalho. Para Thiago, isso é algo distante do que o atual modelo oferece, mas que está sendo desenhado na reforma proposta pelo governo federal.
 
“A flexibilização curricular é dar opção aos alunos para que eles escolham suas trajetórias de acordo com interesses individuais. No mundo moderno, onde as pessoas não se sujeitam mais nem a programação de TV, assistindo o que querem e quando querem, no celular, isso pode ser capaz de tornar o Ensino Médio muito mais atrativo para os estudantes”, explicou o deputado.
 
Além disso, o parlamentar acredita que a ampliação da jornada, estabelecida no Plano Nacional de Educação e que será fomentada na reforma, propiciará melhoria da aprendizagem. “A medida prevê apoio do MEC à instalação de escolas em tempo integral e um aumento gradual da carga horária de 800 para 1400 horas/aulas anuais. Ou seja, menos disciplinas com mais horas de aula”, destacou.
 
No início do mês, Thiago Peixoto usou a tribuna do plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, justamente para defender mudanças na Educação pública nacional. A tendência é que ele seja membro titular da Comissão Parlamentar Mista Especial da Reforma do Ensino Médio, que será formada por membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. “Quero participar ativamente e defender posições que sejam favoráveis aos alunos. Ele é o sentido de ser da Escola Pública, afinal de contas!”, explica o parlamentar.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351