Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

INterconf 2016

José Eliton destaca força de Goiás na produção da pecuária de corte

Estado lidera ranking nacional | 21.09.16 - 08:11 José Eliton destaca força de Goiás na produção da pecuária de corte (Foto: Wildes Barbosa) 
A Redação
 
Goiânia
– O governador em exercício, José Eliton, ressaltou o prestígio de Goiás no mercado nacional da produção intensiva de pecuária de corte. A declaração foi dada na última terça-feira (20/9), durante visita à 9ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf 2016).
 
José Eliton recepcionou o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki.
 
Para o governador em exercício, “o Estado destaca-se pelo fato de termos tanto quantidade quanto qualidade em tecnologia”. Ele afirma que “o objetivo é produzir um complexo de carnes que amplie a participação no mercado internacional”.
 
Já o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, afirma que o evento se destaca pela oportunidade em dialogar com os profissionais da área. “Podemos perguntar para os nossos clientes, por exemplo, o que fazer para nos tornamos mais eficientes. Esta é uma oportunidade de abrir um diálogo sério e entender as demandas do mercado”, pontua.
 
José Eliton recebeu o ministro ao lado do presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Eduardo Alves de Moura, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, do deputado Roberto Balestra e do do secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Luiz Maronezi e do superintendente de Agricultura da SED, Antônio Flavio.
 
De acordo com o governador em exercício, “este é um evento altamente importante, uma vez que Goiás é o estado que lidera a produção intensiva, temos cerca de um milhão de cabeças confinadas; e há uma representação muito forte nesse setor, que agrega cada dia mais tecnologia no manejo do gado”. Segundo ele, o foco do governo é oferecer incentivos para atração de indústrias e criar as condições adequadas, dentro do cenário macroeconômico, buscando alinhar as demandas e os interesses do setor produtivo à capacidade do Estado em ofertar serviços para atender os produtores.
 
Na mesma entrevista, durante o Interconf, José Eliton, falou da expectativa do governo em relação à safra 2016/2017. Conforme ressalta, é razoavelmente positiva com relação à produtividade. “Temos uma política clara, definida, de investimentos para o setor, que vai desde incentivos fiscais, passando por ações na área de infraestrutura que visam dar condições para que a produção seja escoada com muita agilidade no estado”, informa.
 
Goiás tem hoje um rebanho bovino estimado em aproximadamente 21 milhões de cabeças, o que representa 9,9% da produção nacional. Ocupa o 3º lugar no ranking nacional.
 
Na balança comercial goiana, as carnes representam 19,3% das exportações, sendo destaque as bovinas, que somam 11,94%. É o segundo produto mais importante, ficando atrás apenas do complexo soja que totaliza 37,29% das exportações.
 
As carnes goianas têm como principais mercados: China, Países Baixos – Holanda, Itália, Vietnã, Hong Kong e Reino Unido. A Índia e os Estados Unidos compram de Goiás couros e derivados.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351