Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Destaque

Política externa de Marconi atrai atenção de empresas para Goiás

Governador participa de missão comercial | 20.09.16 - 16:08 Política externa de Marconi atrai atenção de empresas para Goiás (Foto: divulgação)
Lucas Cássio
 
Goiânia - Após a projeção conquistada com a implantação da maior rede de proteção social entre os Estados e os resultados do Programa de Ajuste Fiscal (PAF), o governador Marconi Perillo vem chamando a atenção de lideranças políticas e empresários em todo o País por sua arrojada política de relacionamento com diferentes nações ao redor do mundo. Na sétima missão comercial do mandato atual, para Canadá e Estados Unidos, Marconi consolida a percepção de que Goiás procura caminhar por conta própria na busca por novos mercados e investimentos públicos e privados.
 
Integrantes das diferentes representações diplomáticas que estiveram com Marconi em Goiás, Brasília e nos países destinos das missões comerciais são unânimes ao afirmar que o governador tem tido uma atuação destacada no comércio exterior e que isso está inserindo o Estado no primeiro time das economias nacionais, liderada por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Até então, apenas esses três Estados tinham seu lugar ao sol nas relações de comércio exterior para além da atuação do Itamaraty.
 
Resultados
Desde o início de 2015, protocolos já assinados preveem a instalação de 39 novas empresas e geração de 30 mil empregos nos próximos três anos e meio. Desde o primeiro mandato, iniciado em 1999, Marconi liderou 32 viagens internacionais, com participação de sua equipe de governo e de empresários, que viajam com recursos próprios. Em todas as missões, a bagagem do retorno sempre vem com negócios muito bem encaminhados, boa parte deles já confirmados e encaminhados.
 
A estratégia vem funcionando e a balança comercial de Goiás vem registrando sucessivos superávits, mesmo com o País ainda sofrendo os efeitos da crise econômica nacional, que deve provocar tombo de 5% no PIB nacional este ano. Os investimentos privados anunciados para o Estado são os maios variados.
 
São empresas das mais diversas áreas, com destaque para o setor de alimentos e bebidas. O maior investimento confirmado foi o da Heineken, que está aplicando R$ 650 milhões na construção e operação de unidade de produção em Itumbiara, a primeira inteiramente construída pela cervejaria holandesa.
 
No início deste ano, mais quatro empresas anunciaram investimentos da ordem de R$ 460 milhões, para instalação de unidades em Goianápolis, Itumbiara e Goianésia. Somadas, Adimax Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, Zotue Motors do Brasil Ltda, Electro Motors do Brasil Ltda e a Can-Pack S/A devem gerar mais 2,2 mil empregos no Estado.
 
Programa de incentivos e participação ativa do governo nas negociações explicam sucesso das missões
Os números são resultados diretos dos atrativos de Goiás apresentados por Marconi nos países visitados. Entre eles, os principais são o cenário de segurança jurídica, de incentivos fiscais oferecidos pelo Estado e os permanentes investimentos estaduais na expansão da infraestrutura. Além do apoio governamental necessário para promover o fomento, empresas que se instalam em Goiás têm financiamento de até 73% do ICMS até 2040.
 
De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), 60% dos 39 protocolos confirmados neste quarto mandato só foram possíveis graças às viagens feitas pelo governador e comitiva. “É uma forma de estimular investimentos, renovar tecnologia e garantir o aumento da competitividade”, avaliou o economista Adriano Canedo. Ainda de acordo com ele, a política de incentivos também possibilita a redução do custo logístico, a diminuição dos riscos empresariais e o custo financeiro das empresas.
 
“Esses investimentos vão tirar Goiás mais cedo da crise econômica nacional, gerando novos empregos e distribuindo renda. Isso é excepcional em meio à situação atravessada pelo País”, confirmou Marconi, ao comentar a chegada das novas indústrias. O governador tem ressaltado também o protagonismo dos empreendedores que sabem aproveitar as oportunidades que as crises geram: “Eles estão apostando mais uma vez em um dos diferenciais que o nosso Estado tem, que é a competitividade. Goiás é, hoje, um Estado estratégico para o desenvolvimento nacional”, avaliou.
 
Investimentos impulsionam geração de empregos e Goiás lidera ranking
Como reflexo dos investimentos externos na economia de Goiás, mais de 1 milhão de empregos foram gerados no Estado na última década. Goiás liderou a geração de empregos no Brasil no primeiro semestre, com a criação de 16,6 mil novas vagas, o triplo do segundo colocado, o Mato Grosso.
 
Em 2015, ano mais agudo da crise econômica, a população ocupada em Goiás era de mais de 3,5 milhões de pessoas, sobretudo por pessoas com melhor qualificação: mais de 50% dos trabalhadores, com carteira assinada, tem o ensino fundamental e/ou médio completo. Entre 2004 e 2015, o PIB de Goiás cresceu em média 4,8% ao ano, enquanto o aumento médio do País ficou em 3,4%, segundo dados do Banco Central (Bacen). Goiás cresceu 50% acima da média nacional. 
 
Outro reflexo desses investimentos está na diminuição da desigualdade. Entre 2005 a 2015, os 20% mais pobres do Estado tiveram crescimento na sua renda de 7,3 pontos, numa escala de 0 a 10. Os 20% mais ricos avançaram metade deste índice. Esse crescimento da renda das famílias carentes foi real, não causado pela transferência de renda.
 
EM BUSCA DE INVESTIMENTOS
 
Missões lideradas pelo governador Marconi Perillo ao exterior em seus quatro mandatos
 
Primeiro mandato – 1999 a 2002 
Oito missões: Europa (vários países mais França), Japão, Canadá, Estados Unidos, Argentina – alguns desses países foram visitados mais de uma vez
 
Segundo mandato – 2003 a 2006 
Nove missões: Alemanha, França, Itália, Grécia, Polônia, Síria, Oriente Médio, Espanha, México, Peru, Índia, China, Coréia do Sul, Japão, Canadá, Portugal, Rússia, Bielorrússia 
 
Terceiro mandato – 2011-2014
Sete missões: Rússia, Inglaterra, Irlanda, França, Cingapura, China, Itália, EUA, Portugal, Espanha e Marrocos 
 
Quarto mandato 2015 até agora 
Sete missões: França, Itália, Portugal, EUA, Espanha, Alemanha, Bélgica, Holanda, Austrália, Nova Zelândia, EUA e Canadá  
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351