Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

16 e 17 de setembro

Promovido pelo Detran-GO, fórum debate Mobilidade Urbana em Goiânia

Inscrições são gratuitas | 29.08.16 - 16:50
A Redação

Goiânia -
Estão abertas as inscrições para o II Fórum de Mobilidade Urbana e Trânsito, realizado pelo Detran-GO, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Observatório da Mobilidade e Saúde Humanas. O evento reúne grandes especialistas como o antropólogo Roberto DaMatta, o piloto César Urnhani e Ordeli Savedra para discutir a temática, apresentar os avanços, perspectivas e desafios para o poder público e a sociedade. O fórum será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. As inscrições são gratuitas.
 
O evento foi pensado como oportunidade de troca de conhecimentos para estudantes, público acadêmico, instrutores e gestores públicos, mas será aberto a todos os interessados em debater de forma construtiva o trânsito e a mobilidade urbana. O fórum integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que, neste ano, tem como tema central a responsabilidade individual na construção de um trânsito mais humano: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro.
 
De acordo com o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, o objetivo é impulsionar o debate sobre estratégias para propiciar melhorias no trânsito e na mobilidade urbana. “O trânsito e a mobilidade são construções coletivas. Nossas ações diárias, devem refletir o resultado que esperamos”, destaca. Ele enfatiza ainda que o poder público tem a função de proporcionar condições adequadas como políticas de mobilidade, sinalização, rodovias e educação para o trânsito, mas cabe ao cidadão a decisão de construir um trânsito mais seguro.

O diretor técnico do Detran-GO, João Balestra do Carmo, defende a educação para o trânsito como instrumento de transformação. Por isso, ele incentiva a participação da sociedade na construção de um trânsito melhor. “Precisamos rediscutir e melhorar a formação de condutores, a engenharia de trânsito e formar melhor os nossos condutores”, ressalta João Balestra.

Estão sendo oferecidas 600 vagas para o II Fórum da Mobilidade Urbana e Trânsito. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site. Serão 12 horas de imersão, que se iniciará na sexta-feira (16/09) e se estenderá até o sábado (17/09).
 
Palestrantes
O fórum traz palestrantes de renome internacional. A abertura ficará por conta do antropólogo Roberto DaMatta, doutor, escritor e professor emérito da Universidade de Notre Dame (EUA). DaMatta é autor de clássicos como O que faz do brasil Brasil?, onde faz uma análise das relações culturais que formam a identidade da nação, e A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil, uma tentativa de compreensão da teia de relações que forma o universo brasileiro, a vida em sociedade, a maneira como a morte é compreendida e a cidadania é exercitada.

No sábado, Ordeli Savedra, especialista em Políticas e Gestão de Segurança Pública, e observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, conversará com os participantes sobre as alterações do Código de Trânsito Brasileiro. Ainda no dia 17, o piloto de teste César Urnhani. Apresentador do CBN Motors e piloto do programa AutoEsporte, da TV Globo, ele abordará os mitos e verdades sobre a velocidade e prevenção de fatalidades.
 
Serviço:
Data: 16 e 17/09/2016
Local: Centro de Convenções - Auditório Lago Azul
Mais informações: www.mobilidadeetransito.evv.ueg.br

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351