Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Em Aparecida de Goiânia

Juízes discutem insegurança nos fóruns goianos durante encontro estadual

Evento será nesta sexta-feira (26/8) | 25.08.16 - 10:36
 
A Redação
 
Goiânia - O 2º Encontro Estadual da Magistratura Goiana vai abrir espaço, nesta sexta-feira (26/8), para um debate sobre o quadro de insegurança nos fóruns goianos. O evento, promovido pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), ocorre às 8h, no Fórum de Aparecida de Goiânia. 
 
Na ocasião, os juízes receberão o professor Joe Weider, que vai falar sobre o diagnóstico das vulnerabilidades e particularidades de cada unidade judiciária de Goiás, relatório produzido a pedido do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) para compor o plano institucional de segurança do órgão. Dentre as medidas anunciadas pelo TJGO nos últimos dias está a instalação de detectores de metais em todos os fóruns goianos.
 
“O incêndio no Fórum de Goiatuba expôs a necessidade urgente de investimento em segurança nas unidades do Judiciário estadual. É inadmissível que a casa da Justiça seja alvo da criminalidade”, argumenta o juiz Wilton Müller Salomão, presidente da Asmego, ressaltando a importância de se cumprir em Goiás as determinações do Conselho Nacional de Justiça relacionadas ao tema. 
 
Somente este ano, unidades foram palco de sucessivos ataques no Estado, culminando no atentado em Goiatuba, no último dia 10 de agosto, que transformou em cinzas cerca de 15 mil processos.
 
Além dessa ocorrência, também em agosto, no dia 8, o Fórum de Senador Canedo foi palco de violência. Na ocasião, indivíduo portando arma branca atacou servidores do Judiciário. O vigilante do prédio reagiu e acabou atingindo com um tiro a perna do autor do delito. Este ano ainda foi registrado incêndio no gabinete de juiz em Iporá, a unidade de Rialma foi invadida e houve, também, ameaça  de ataque à bomba em Cidade Ocidental.
 
Dados
Segundo o Diagnóstico da Segurança Institucional do Poder Judiciário divulgado pelo CNJ, Goiás está em quinto lugar no ranking dos estados com maior número de juízes ameaçados. Atualmente, nove magistrados goianos estão sob risco. O estudo do CNJ mostra ainda que o TJGO está na 81ª colocação nos índices de segurança, entre todos os órgãos do Poder Judiciário.
 
Serviço
2º Encontro Estadual da Magistratura Goiana
Data: 26 de agosto (sexta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Tribunal do Júri do Fórum de Aparecida de Goiânia
Endereço: Avenida Presidente Tancredo Neves - Residencial Maria Luíza, Aparecida de Goiânia 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351