Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

eleições municipais

Secretário José Eliton condena “propostas superficiais”

Ele defende debate responsável sobre segurança | 23.08.16 - 20:20 Secretário José Eliton condena “propostas superficiais” (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
O vice-governador e titular da SSPAP analisa o tema da segurança pública enquanto âncora no debate que passa a movimentar as eleições municipais. Ele faz um alerta. Segundo opina, “propostas superficiais e soluções simplistas emanam com discursos de inversão desse cenário perverso: motivar o cidadão a enfrentar, com as próprias mãos, o agressor social”.
 
De acordo com o vice-governador, “propostas das mais variadas possíveis, desde as absurdas às realistas, emergiram ou vão emergir desse anseio de angariar votos. Todavia, segurança pública é tema que deve ser tratado com responsabilidade, divisando-se o papel de cada ente federado no combate à criminalidade”.
 
De acordo com o vice-governador, “deve-se ter em perspectiva que não basta tratar os sintomas de uma doença, mas sim suas causas para extirpar o mal”. Segundo opina, “segurança pública não é um fim em si mesma, tampouco as propostas focadas em meras soluções repressivas, claramente orientadas à conquista do voto, serão suficientes para sanar as mazelas sistêmicas que afetam a realidade vivenciada nas ruas”.
 
José Eliton afirma em artigo no jornal Diário da Manhã que “por meio de ações integradas, baseadas em um diagnóstico de inteligência que direciona as operações das forças policiais, nosso estado foi o ente federado que mais gerou redução nos principais indicadores criminais no mês de julho: homicídios tiveram queda de mais de 24% e latrocínios, superior a 9%”. Para o vice-governador, “o nível de envolvimento dos profissionais de segurança pública no Estado de Goiás é extremamente alto. Aqui bandido não tem nome nem fama.”
 
O titular da SSPAP reforça que “no âmbito municipal, o debate acerca de segurança pública deve destacar a necessidade de boa educação, saúde, lazer, emprego, dignidade urbana e diminuição das diferenças sociais”. Ele ainda afirma que “uma cidade precisa de muito mais para ter paz social com efetividade, aspecto que ultrapassa a visão de um ponto político único”.
 
José Eliton ressalta que a segurança pública é tema que deve ser tratado com comprometimento. “Os sofistas esquecem de mencionar a leniência da legislação que permite uma reiteração criminal superior à ordem de 80%, a ausência de investimento da União de forma vinculada aos entes federados para pasta da segurança e a ausência de uma política de inteligência integrada no âmbito nacional”, diz.
 
Segundo ele, “a deficiência legislativa do país, as dificuldades crônicas do sistema penitenciário em todo o Brasil, a ausência de legislação protetiva da atividade policial na atuação diária e a política nacional anacrônica e atrasada em relação ao menor infrator” são temas de enfrentamento obrigatório para a construção de um sistema de segurança pública forte.
 
Eliton destaca seis operações exitosas das forças de segurança: o latrocínio de idosos em Pires do Rio, elucidado e com três presos; crime de roubo a estabelecimento bancário em Alto Paraíso, elucidado e dois presos e agressores neutralizados em confronto; homicídio das crianças gêmeas em São Miguel do Araguaia, elucidado, com um preso; roubo a estabelecimento bancário em diversos municípios Britânia, Itapirapuã, Montes Claros de Goiás, Aragarças e Bom Jardim, elucidado, com sete presos.
 
Ele também relembra o latrocínio do profissional de segurança pública, elucidado, com um preso; roubo a estabelecimento bancário na agência do banco Santander e roubos na mesma modalidade nos municípios de Trindade, Goianira e Goiânia, elucidado, com seis presos, dentre centenas, milhares de casos com pronta atuação das forças policiais.
 
José Eliton, por fim, assegura que o programa Goiás com Vida, que será lançado em breve, agrega ações de segurança repressiva, analisando a causa do evento criminal e agindo nas variáveis sociais que geram ou potencializam a incidência delitiva.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351